Em uma virada surpreendente na justiça espanhola, o ex-lateral-direito da Seleção Brasileira, Daniel Alves, condenado anteriormente por um caso de estupro em Barcelona, teve sua situação jurídica alterada. O tribunal concedeu a Daniel Alves a possibilidade de liberdade provisória, um desenvolvimento significativo no caso que tem gerado manchetes internacionais desde a sua prisão. - Ouça O Antagonista | Crusoé quando quiser nos principais aplicativos de podcast.
Ser Antagonista é fiscalizar o poder. Apoie o jornalismo Vigilante:
ttps://bit.ly/planosdeassinatura
Acompanhe O Antagonista no canal do WhatsApp. Boletins diários, conteúdos exclusivos em vídeo... e muito mais.
Link do canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va2SurQHLHQbI5yJN344
Não fique desatualizado, receba as principais notícias do dia em primeira mão se inscreva na nossa newsletter diária:
https://bit.ly/newsletter-oa
Leia mais em www.oantagonista.com.br | www.crusoe.com.br
00:00Seguinte, o Tribunal de Barcelona aceitou a liberdade provisória de Daniel Alves na manhã desta quarta-feira, caso ele pague uma fiança de 1 milhão de euros, algo aproximadamente aí na casa dos 5,4 mil reais.
00:15A medida proíbe Daniel Alves de se aproximar da vítima a uma distância inferior a 1 quilômetro de sua residência, local de trabalho e de qualquer outro local frequentado por ela.
00:27Além disso, ele também não pode se comunicar com ela por qualquer meio ou procedimento, até que seja proferida aí uma sentença definitiva.
00:35O brasileiro terá seus dois passaportes, o brasileiro e o espanhol, retidos e está proibido de deixar a Espanha.
00:42Daniel também terá que comparecer semanalmente ao Tribunal Provincial, bem como quantas vezes for convocado pela autoridade judiciária.
00:53Rodolfo Borges, por favor, vem pra cá pra gente começar a falar sobre esse assunto.
00:57Vamos pegar primeiramente o caso do Daniel Alves.
01:01No final das contas, agora ele está em liberdade provisória, né, e aí esperando até um acerto de contas definitivo da justiça espanhola.
01:10Boa tarde pra você, Rodolfo.
01:11Boa tarde, Wilson. Boa tarde, pessoal do chat.
01:16É, é uma decorrência, né, processual, né, assim, está em uma questão aí posta sobre se isso é moral, né, assim, se é um valor monetário aí, né, um milhão de euros,
01:32que é um valor, assim, alcançável por muito pouca gente, você pode colocar em liberdade o povo que foi condenado por um crime sexual, né.
01:41O Daniel Alves já cumpriu a parte da pena durante a qual ele esteve preso, né, quer dizer, foi condenado há quatro anos, cumpriu já há mais de um ano,
01:51porque ele está preso há mais de um ano, e a perspectiva era que ele poderia ser solto assim que cumprisse a metade da pena.
01:58Agora, essa decisão permite que ele saia antes desse marco que se esperava de metade da pena.
02:08A defesa disso que vai recorrer, a defesa da vítima do Daniel Alves, né, que a justiça atestou como vítima sexual dele,
02:19com base num argumento de que, exatamente esse, né, quanto que vale, a gente até agora na nota que publicamos sobre esse assunto no site,
02:28que perguntou isso, né, a pergunta é quanto vale um estupro.
02:33O que a defesa argumenta é isso, que é o poder financeiro se sobrepujando ao cumprimento da pena.
02:42E aí agora eles vão recorrer e vão discutir isso legalmente, né.
02:46Esse é o caso que está posto, tem uma discussão moral aí, e vai ter uma discussão legal,
02:50que é o que a defesa da bolsa que foi vítima do Daniel Alves anunciou que vai questionar na justiça.