Inelegível até 2030 e indiciado pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu a integrantes do partido a possibilidade de apoiar um de seus filhos como candidato à Presidência da República em 2026, segundo O Globo.
Segundo o jornal, o nome do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é visto como a melhor opção dentro do PL, já que ele não tem problemas na Justiça. - Siga O Antagonista no X, nos ajude a chegar nos 2 milhões de seguidores! https://x.com/o_antagonista
Apoie o jornalismo Vigilante: 10% de desconto na assinatura do combo anual.
https://bit.ly/oacombo
Acompanhe O Antagonista no canal do WhatsApp. Boletins diários, conteúdos exclusivos em vídeo e muito mais.
00:00Inelegível até 2030 e indiciado pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, admitiu a integrante do partido a possibilidade de apoiar um dos seus filhos como candidato à presidência da República em 2026, segundo informações do jornal O Globo.
00:18O Bolsonaro rechaçava essa ideia até poucos meses atrás, mas segundo o jornal, o nome do deputado Eduardo Bolsonaro, deputado aqui por São Paulo, é visto como melhor opção dentro do PL, já que ele não tem problemas com a justiça. E para falar sobre isso, voltamos para Brasília com isso.
00:35Então, ele não tem problema com a justiça, ele tem ali uma boa interlocução com a direita, segundo os integrantes do PL, e também teria uma boa interlocução tanto com o Milley quanto com o Donald Trump.
00:49A questão é a seguinte, não é, Inácio? E aí eu vou ser muito breve no meu comentário. Ele tem um estofo político do pai? Não sei. Sinceramente, é algo para se esperar nos próximos anos.
01:04O fato é que o Jair Bolsonaro precisa de uma pessoa de extrema confiança para, de fato, manter o seu projeto político. E aí essa pessoa de extrema confiança não seria o Tarcísio, não seria a Zema, não seria outro integrante ali da sua, outro integrante da direita.
01:23Nem mesmo a Michele Bolsonaro, que também, o próprio Jair falou, olha, ela é boa, mas ela não tem esse estofo todo para uma candidatura presidencial.
01:30O nome do Eduardo aparece como possibilidade, mas, assim, no primeiro momento, tem alguns integrantes do PL que me falam, Wilson, mas isso aí que tem cara mais de balão de ensaio, para sentir, para testar se, de fato, há alguma viabilidade.
01:44Mas o fato é que o Eduardo, nesse momento, tem vários integrantes do PL que falam que ele está muito novo para uma campanha, para uma disputa de caráter majoritário em 2026.
01:55Mas precisamos aguardar os próximos passos, meu caro Zé Inácio, porque, na política, dois anos são uma eternidade.
02:03Em um minutinho, meu caro Rodolfo, como é que você vê a possibilidade do Eduardo sair candidato a presidente daqui a dois anos e meio, como disse o Wilson?
02:13Soa mesmo como o balão de ensaio, como o Wilson falou, mas eu acho que tem a eloquência, entre outros sinais que o Bolsonaro já mandou,
02:20e o Valdemar Costa Neto, que é o presidente nacional do PL, também já deixou escapar por aí de bastidor e de rumor, que é meio que jogar toalha.
02:28Porque, quando surge o nome do Eduardo Bolsonaro, é nesse contexto de que o Bolsonaro, que vinha tentando se reabilitar judicialmente para poder concorrer em 2026,
02:40depois de tudo o que aconteceu, uma grande operação da Polícia Federal, indiciamento, o cenário se dificultou muito para ele,
02:46e, portanto, é preciso começar a olhar para as alternativas que o grupo político dele tem.
02:51Pois é. E o grupo político dele, como você bem sabe, ele só confia no núcleo duro, que é o filho, talvez o Flávio, mas, como você mesmo sabe, também tem essas encrencas com a justiça, enfim.
03:05Vamos acompanhar para ver quem será o ungido pelo bolsonarismo oficial para 2026, caso ele não consiga, de alguma forma, voltar a se tornar viável como candidato.