No Papo Antagonista desta quarta-feira (5), Diego Amorim comentou a insistência de Marcelo Queiroga em atrasar a vacinação contra de crianças, mesmo após o aval da Anvisa. -- Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://www.oantagonista.com
00:00Muito bem, vamos falar de Covid, volto a dizer, todo mundo hoje, 5 de janeiro, conhece alguém que está com Covid, é assustador mesmo, não é só na sua bolha não, é na minha, é geral.
00:15Falei hoje com uma fonte da Paraíba, para onde o Sérgio Moro decolou hoje, disse que lá está tudo lotado, voltei a falar com o deputado Jerônimo Goege do Rio Grande do Sul, disse que está tudo lotado, aqui em Brasília eu dou meu testemunho, está tudo lotado, tanto os laboratórios para testes de Covid, como os hospitais públicos e particulares, ao que tudo indica é a Ômicron, é o avanço da Ômicron,
00:44essa variante muito mais contagiosa do que as demais, junto com o surto de influenza, o Rio de Janeiro está dizendo que está saindo desse surto, mas esse surto está chegando em outros lugares, com os casos espalhados também da chamada flurona, que é essa infecção dupla de Covid com a influenza.
01:07Vamos torcer para que esses casos todos não representem um aumento no número de mortes, que principalmente aqueles que estão devidamente vacinados passem bem e logo se recumperem dessa doença, para a gente voltar de novo a esperar a velha conhecida normalidade, se é que dá para esperar aquela normalidade que nós tínhamos.
01:30Agora, no finalzinho da tarde, o repórter CD Silva acompanhou para a gente, o Marcelo Queiroga atrasou um bocado, mas acabou dando a coletiva para falar da vacinação de crianças, ele evitou dizer uma data certa para o início da vacinação infantil contra a Covid.
01:49Queiroga, enquanto ele puder e tiver chance, eu já disse a vocês aqui no Papo Antagonista, ele vai fazer o que tem que ser feito, ele vai colocar a vacina disponível para todas as crianças de 5 a 11 anos nesse país.
02:01Mas, enquanto ele tiver chance, enquanto ele tiver microfone, enquanto ele tiver uma câmara virada para ele, ele não vai perder a oportunidade de lacrar, de agradar o patrão Bolsonaro e de se cacifar como um candidato bolsonarista a alguma coisa neste ano de 2022.
02:21E ele voltou a dizer que os pais de crianças que querem se vacinar precisam procurar um médico.
02:28A secretária de Covid do Ministério da Saúde, ao lado do Queiroga, teimou em insistir que pais precisam procurar médico antes de vacinar crianças.
02:38O secretário de saúde precisou dizer que a Covid está entre as principais causas de mortes de crianças de 5 a 11 anos no Brasil.
02:52Quem disse isso foi o Arnaldo Medeiros nessa mesma coletiva.
02:55Ele é secretário de Vigilância do Ministério da Saúde.
02:59Claro que em 2020 e 2021 você vê que claramente as principais causas de óbito em crianças nesse intervalo etário foram exatamente por Covid-19, disse o Medeiros nesse pronunciamento à imprensa ao lado do Queiroga.
03:14Foi a terceira causa mais comum em 2020 e a segunda causa mais comum em 2021.
03:20Ontem nós mostramos aqui, com informações que foram divulgadas na audiência pública sobre esse assunto, que a Covid está matando mais que meningite, está matando mais que sarampo, duas doenças assustadoras para as crianças, mas que sarampo tem vacina.
03:37Covid também tem vacina, já aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas até agora, dia 5 de janeiro, mesmo com a aprovação da Anvisa,
03:46nós não temos ainda a disponibilidade e a distribuição dessas vacinas e o início em si da vacinação infantil contra a Covid.
03:56Foi informado também nessa coletiva de agora há pouco que a segunda dose da vacina da Pfizer em crianças será aplicada no intervalo de oito semanas.
04:06Você vacina o seu filho e a sua filha, de 5 a 11 anos, oito semanas depois você volta para ele ou ela tomar a segunda dose do imunizante contra a Covid.
04:16Bolsonaro não tratou desse assunto hoje, mas lamentou a decisão da Anvisa de suspender os cruzeiros marítimos em razão de surtos de Covid nos navios que estão na costa brasileira.
04:30O ministro do Turismo, o sanfoneiro Gilson Machado, também já havia dito isso, nós noticiamos aqui no site, que não concorda com essa decisão da Anvisa.
04:40João Dória, presidenciável, pré-candidato do PSDB ao Palácio Planalto, está aproveitando as suas coletivas semanais com foco na pandemia da Covid para se vender como um candidato.
04:53O governador paulista exibiu hoje na coletiva o passaporte vacinal de crianças que vai ser usado lá no estado de São Paulo, disse que não ter vacinas para crianças é entristecedor e revoltante e anunciou um plano para vacinar todas as crianças com a primeira dose no estado de São Paulo em um intervalo de três semanas.
05:15Essa é a intenção do João Dória, fazer um mutirão ali, convocar todo mundo, eles têm a pretensão de em três semanas vacinar todas as crianças nessa faixa etária.
05:27Ainda sobre a Covid, sobre o avanço da Ômicron, informações que merecem registros, a Prefeitura do Rio de Janeiro cancelou o Carnaval de Rua em 2022, o Carnaval do Sambódromo por enquanto está mantido,
05:42a Prefeitura do Rio de Janeiro cancelou o Carnaval do Rio de Janeiro cancelou o Carnaval de Rua em 2022, lá em Pernambuco e Salvador cancelou a tradicional lavagem do Bofim, lá no bairro do Bofim, na igreja Nosso Senhor do Bofim, na capital baiana.
06:02E outro assunto que tem a ver com isso também, que bombou no dia de hoje aí, nas redes sociais, é o jogador de tênis Djokovic, que ficou conhecido hoje como Djokovic,
06:18ele foi barrado no aeroporto da Austrália, agentes de migração detectaram um problema no visto dele, por quê?
06:27Porque lá não permite isenções médicas para pessoas que não tomaram a vacina.
06:34Ele, ao que tudo indica, disse que não se vacinou.
06:43Vai saber, vai saber também, mas se lá é um país sério, o pessoal está pedindo a comprovação, não apresentou, dançou, é barrado mesmo no aeroporto.
06:59Antes da gente finalizar o nosso programa de hoje, eu atualizo você com as notícias que foram veiculadas em nosso site durante o programa.
07:07A Pfizer confirmou entrega de 20 milhões de doses de vacinas para crianças até o mês de março.
07:16A Austrália acabou cancelando o visto do tenista Djokovic.
07:21Djokovic, pegou mesmo, hein, Djokovic.
07:25O que mais que tem de importante aqui?
07:28A Bolsa caiu hoje 2,42% com sinalização de alta de juros nos Estados Unidos.
07:36E nós temos também a informação de que a Austrália...
07:41Ah, não, essa é a mesma, já ia repetir a mesma informação, então você já está devidamente informado.
07:55Ah, não, essa é a mesma, já ia repetir a mesma, já ia repetir a mesma coisa.