O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estimou que a devolução dos descontos irregulares a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será de até R$ 2 bilhões.
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/mUTfsNZFOsQ
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos à Brasília, Marília Ribeiro tá esperando a gente com informações ao vivo, porque hoje começa aquela fase de ressarcimento aos beneficiários do INSS, né?
00:10Sobre esse assunto e sobre algumas declarações também do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a Marília já tá esperando a gente e detalha pra nós. Marília.
00:18É isso mesmo, Soraya. Esse ressarcimento, vale a gente destacar, que é relacionado à folha de pagamento do mês de abril, que quando houve esse desconto de forma indevida, mas isso porque já tinha se fechado a folha de pagamento.
00:35Então, a partir de hoje, o governo federal começa a fazer esse ressarcimento das pessoas que tiveram esse desconto em abril, no mês passado.
00:43De acordo com a equipe econômica do governo do presidente Lula, o INSS vai começar a devolver o valor de 292 milhões de reais.
00:52Agora, essa data da restituição, ela vai ficar a cargo de cada beneficiário, vai depender do valor do benefício e também do número do seu cartão, para poder saber qual dia que vai cair esse valor.
01:05Segundo o INSS, esses valores serão devolvidos de forma automática e não é preciso que o aposentado ou pensionista tome qualquer providência, vai essas agências voltadas do INSS.
01:17Agora, falando a respeito das declarações do ministro da Fazenda, ele conversou com colegas do jornal O Globo, onde ele afirmou que o ressarcimento das vítimas dos descontos indevidos,
01:28entre 2019 e 2024, ele deve girar em torno de 1 e 2 bilhões de reais, mas que é necessário aguardar esses cálculos finais que devem ser revelados aí pelo governo
01:39logo nas próximas semanas, para poder definir de fato qual é o número total.
01:45De acordo com o Fernando Haddad, depois que isso for discutido, a equipe jurídica do governo vai se reunir para poder definir quais serão as fontes de recursos
01:54para esses ressarcimentos. Então, de acordo com o ministro Fernando Haddad, esse valor total, ele deve girar aí no valor de 2 bilhões de reais
02:04dessa fraude que foi revelada pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União no mês de abril, mostrando aí esses descontos indevidos
02:13nos pagamentos de aposentados e de pensionistas do INSS. Soraya.