"Carvalho Podado" de Hermann Hesse é uma #poesia que destaca a força de vontade necessária para enfrentar a vida, sem nunca se deixar abater por tudo o que pode acontecer ao longo dela.
Nesse #poema, Hermann Hesse compara sua própria vida à de um "carvalho podado". Apesar de os humanos terem ferido seus galhos e seu tronco, provocando-lhe feridas visíveis, o carvalho está mais forte e resistente do que antes.
Carvalho Podado foi escrita em 1919 e publicada pela primeira vez em #gedichte des Malers, uma coletânea de poesias ilustradas de 1920. A poesia foi incluída em várias outras coletâneas posteriores.
Poema "Carvalho Podado" [Hermann Hesse]
Nós te cortamos, árvore! Como estás desfolhada e estranha! Cem vezes você sofreu, até que tudo em você fosse só tenacidade e vontade! Eu sou como você. Não rompi com a vida marcada, atormentada, e a cada dia me levanto das dores e ergo a testa à luz. Aquilo que em mim era terno e delicado, o mundo ridicularizou até a morte, mas meu ser é indestrutível, estou satisfeito, reconciliado. Pacientemente gero novas folhas de galhos cem vezes despojados e, apesar de toda dor, permaneço apaixonado pelo mundo louco.