O agronegócio brasileiro demonstrou preocupação com a tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos nacionais. Em nota, a Frente Parlamentar da Agropecuária defendeu uma ação diplomática urgente para proteger o setor e evitar prejuízos às exportações. Reportagem: Marília Ribeiro
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/ZunXVKewStE
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Ainda nesse assunto, alguns setores brasileiros, como o agronegócio, manifestaram preocupação após o anúncio de Donald Trump em taxar produtos brasileiros.
00:09Marília Ribeiro tem mais informações a respeito dessa preocupação também do setor do agro. Pois não, Marília?
00:17É isso mesmo, Nonato. É a repercussão por conta dessa decisão de Donald Trump de taxar os produtos brasileiros em 50% a partir do dia 1º de agosto.
00:28E nós tivemos aí a manifestação da Frente Parlamentar da Agropecuária, que ela envolve aí deputados e também senadores lá do Congresso Nacional.
00:39E de acordo com a FPA, os produtos do agronegócio brasileiro, eles serão os mais afetados por conta dessa decisão de Donald Trump.
00:48E entre os produtos que vão ser aí, ter o foco dessa taxação, nós temos aí produtos florestais, carnes, café, o suco de laranja, açúcar e etanol e os produtos de origem vegetal.
01:01Ainda de acordo com a entidade, esses também são os produtos responsáveis pelas principais exportações do agronegócio brasileiro aos Estados Unidos.
01:11Além da FPA, também tivemos a manifestação da Associação dos Exportadores de Suco relacionado a essa decisão de Trump.
01:20De acordo com eles, a sobretaxa é péssima para o setor como um todo e que atinge todos os próprios americanos que há décadas têm o Brasil como principal fornecedor externo.
01:32Além deles, também tivemos aí a Associação da Indústria do Plástico, que disse que essa medida atinge empresas que exportam produtos de alta complexidade e que geram empregos qualificados.
01:44Também tivemos aí a declaração da Associação Brasileira das Exportadoras de Carnes.
01:49Para eles, o aumento da tarifa atrapalha o comércio e afeta negativamente o setor produtivo.
01:55A associação informou que é importante que as questões geopolíticas não se transformem em barreiras ou envolvendo esse abastecimento global.
02:05Essas foram algumas manifestações de entidades ligadas aos setores que devem ser atingidos com essa taxação que deve começar a valer já a partir do dia 1º de agosto.
02:15Como a Frente Parlamentar, a FPA, afirmou, devem ser atingidos as carnes, café, suco de laranja, açúcar e etanol e produtos de origem vegetal.
02:24A gente continua acompanhando, Nonato, aqui em Brasília, como é que vai se dar essa quinta-feira, logo após esses anúncios e resposta do governo brasileiro,
02:34afirmando que vai aí usar a lei da reciprocidade.
02:37A gente continua aqui no Palácio do Planalto e também monitorando como é que vai ser se o presidente Lula vai anunciar essa reciprocidade em 50% também em produtos dos Estados Unidos.
02:48E eu volto com você.
02:48Muito obrigado, Marília Ribeiro.
02:51Daqui a pouco a gente traz mais repercussões também de outros setores a respeito desse assunto.