A plataforma de vídeos Rumble e a Trump Media and Tecnhology Group Corp (TMTG), do presidente americano Donald Trump, entraram com uma ação judicial conjunta nos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, STF.
O processo cita a suspensão de contas e afirma que as medidas seriam contra a Primeira Emenda da Constituição americana, que garante a liberdade de expressão.
A ação também fala do Inquérito das Fake News, de 2019, e da censura a Crusoé.
Felipe Moura Brasil e Duda Teixeira comentam:
Em O Antagonista, você encontra um jornalismo de investigação, com análises precisas e opiniões sem concessões.
Acompanhamos de perto os bastidores da política, da economia e as principais notícias do Brasil e do Mundo.
Aqui, você confere na íntegra nossos programas: Papo Antagonista, com Felipe Moura Brasil; Meio Dia em Brasília, com José Inácio Pilar e Wilson Lima; Narrativas, com Madeleine Lacsko; e o Podcast OA!, com convidados influentes em diversas áreas.
Se você busca informação com credibilidade, inscreva-se agora e ative o 🔔 para não perder nenhuma atualização!
Siga O Antagonista no X, nos ajude a chegar nos 2 milhões de seguidores!
https://x.com/o_antagonista
Acompanhe O Antagonista no canal do WhatsApp. Boletins diários, conteúdos exclusivos em vídeo e muito mais.
00:00A plataforma de vídeos Rumble e a Trump Media and Technology Group Corp, a TMTG, aqui a portuguesã do presidente americano Donald Trump, entraram com uma ação judicial conjunta nos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes do STF.
00:14A ação diz que agindo sob disfarce do Supremo, Moraes emitiu ordens abrangentes para suspender várias contas baseadas no Zewa, nos Estados Unidos, de um conhecido usuário politicamente conhecido, garantindo que nenhuma pessoa nos Estados Unidos possa ver seu conteúdo.
00:31As medidas seriam contra a primeira emenda da Constituição americana que garante a liberdade de expressão.
00:37A ação também fala do inquérito das fake news de 2019 e da censura à revista Cruzoé.
00:41Duda Teixeira acompanhou o caso. Duda.
00:44Pois é, Moraes processado nos Estados Unidos, a Rumble, aquela plataforma de vídeo que saiu aqui do Brasil, retomou agora e eles dizem nessa ação que o Moraes ficava mandando ali para o e-mail deles vários pedidos para derrubar contas,
01:05para impedir que contas fossem criadas, pedindo também informações de usuários do Rumble e eles dizem que isso daí prejudicava a empresa, porque toda vez que vinha uma ordem desse tipo,
01:20eles chamam ali de ordem de silêncio, ordem de mordaça, eles tinham que fazer ajustes nos servidores.
01:27Então, isso criava problemas para o Rumble e que também tinha que pagar um advogado aqui para se defender no Brasil.
01:36Então, eles dizem que eles estavam sendo prejudicados e que eles podem, eles argumentam que eles podem processar o Alexandre de Moraes,
01:49mais uma vez que o ministro do STF, apesar de ser um funcionário público, estava agindo fora da sua jurisdição.
01:57Então, que eles podem fazer essa ação, o que vai ser muito interessante para a gente ver como é que a coisa vai progredir agora.