Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
Cerca de 600 mil beneficiários do INSS aderiram ao acordo que prevê reembolso dos valores desviados indevidamente.

Assista à íntegra: https://youtube.com/live/FooWsgG-5G4

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Agora 9 horas e 23 minutos. Repita. 9 e 23.
00:04Cerca de 582 mil aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos aderiram ao acordo com o INSS para reembolso.
00:13Aline Becht ao vivo vai trazer as informações para a gente e esse número representa quantos por cento dos beneficiários que foram atingidos, hein Aline?
00:20Sim, esse número representa 30% dos beneficiários, dos quase 2 milhões de beneficiários que chegaram a registrar uma contestação judicial junto ao INSS em relação a esses descontos indevidos.
00:40Desde maio cerca de 600 mil beneficiários aderiram a esse acordo que permite o reembolso dos descontos que foram indevidamente feitos em suas contas de pagamento.
00:52O foco agora está justamente nos descontos indevidos pelas entidades.
00:57As entidades não tinham ali uma autorização formal para poder fazer, efetuar esses descontos e aí acabaram atingindo mais de 2 milhões de beneficiários que registraram essa contestação.
01:09A maior parte desses reembolsos está sendo feito via um crédito direto ali na conta dos beneficiários.
01:17A adesão é feita pelo aplicativo Meu INSS e esse reembolso será feito diretamente na conta em que o beneficiário recebe o benefício, tanto aposentados como pensionistas também.
01:29E os canais de atendimento para poder fazer a contestação, para aderir o acordo, ficam abertos ali até o dia 14 de novembro, esse prazo.
01:39Ele pode ser prorrogado se houver uma necessidade ali, o governo identificar que não estão sendo realizados todos os reembolsos, se houve algum problema ali com algum beneficiário.
01:49Então, eles podem continuar contestando no aplicativo Meu INSS, também na central de atendimento 135 e nas agências dos Correios também.
01:59Esse pagamento, o governo federal montou um calendário junto ao Ministério da Previdência e também ao INSS para poder fazer esse reembolso a todos os beneficiários.
02:09Esse pagamento começa no dia 24 de julho, ou seja, na próxima quinta-feira, com os depósitos diários para 100 mil pessoas a cada dia.
02:19Por dia serão depositados ali as 100 mil pessoas diretamente na conta do beneficiário e quem já assinou esse acordo vai receber nos primeiros três dias úteis ali dessa operação.
02:31Então, a partir, contando a partir do dia 24 de julho, quem já aderiu, as mais de 600, quase 600 mil pessoas que aderiram a esse acordo já vão começar a receber, pelo menos essa é a promessa, nos três primeiros dias.
02:45Lembrando que é um crédito extraordinário que foi aberto de 3,3 bilhões de reais por meio de uma medida provisória para poder viabilizar esses pagamentos.
02:54E o governo federal depois deve cobrar essas entidades um reembolso aos cofres públicos.
03:00Mas, por enquanto, esse crédito extraordinário está sendo aí levantado para poder conseguir já fazer, realizar esse reembolso a cerca de 600 mil pessoas,
03:11que significa 30% dos quase 2 milhões de brasileiros que foram atingidos aí, que fizeram algum tipo de contestação ao INSS.
03:21Muito obrigado, Aline. Até já.

Recomendado