Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
Os deputados que visitaram Jair Bolsonaro nesta semana contaram ao repórter Bruno Pinheiro que o ex-presidente estava tenso, sem piadas, e manifestou incômodo com a perseguição e os processos relacionados à prisão.
Apresentador: André Marinho
Reportagem: Bruno Pinheiro
Comentaristas: Gustavo Mesquita, Mano Ferreira

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Baixe o AppNews Jovem Pan na Google Play:
https://bit.ly/2KRm8OJ

Baixe o AppNews Jovem Pan na App Store:
https://apple.co/3rSwBdh

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

#JovemPan
#MorningShow

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Segue adiante aqui, rumo à Brasília, é isso aí, minha diretora Lina comandou, e assim a gente dá sequência aqui, rumo à Brasília, com o nosso repórter Bruno Pinheiro, dono dos bastidores, tem o raio-x mais preciso aí da capital, com informações quentes pelo visto. Bruno, obrigado pela presença aqui, palavra sua.
00:14Vamos lá, ótimo dia a você, a quem nos acompanha, é importante entender que essa operação em andamento da Polícia Federal não é ligada ao que está sendo julgado no Supremo Tribunal Federal.
00:29Essa é de um inquérito que investiga o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, que segue nos Estados Unidos, o que seria uma interferência na investigação.
00:40Então não é ligada com os atos do 8 de janeiro, como a tentativa de golpe de Estado é relacionada a Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos.
00:48Tinham requerimentos já de nomes do governo, do deputado Rogério Correia, que tinha representado no Supremo Tribunal Federal, solicitando que Jair Bolsonaro usasse então uma tornozeleira.
01:01Ontem eu conversei com os parlamentares após aquele evento no Senado Federal e eles já me sinalizavam que Jair Bolsonaro estava com certo receio, estava muito tenso.
01:12Na verdade, nas últimas semanas, Jair Bolsonaro recebeu aliados que vão disputar eleições no ano que vem, fez vários vídeos, fez várias declarações de apoio já e esses aliados com receio de não conseguirem ter essa oportunidade de ter um vídeo ou uma declaração ao lado de Jair Bolsonaro para ser usado.
01:36Esse recorte numa campanha eleitoral, agora ele fica sem falar com Eduardo, seu filho, que também é investigado, sem usar as redes sociais, isso acaba afetando diretamente uma campanha eleitoral, agora usando uma tornozeleira eletrônica.
01:52Um outro ponto é, ontem Jair Bolsonaro disse que não tinha mais dinheiro para enviar para Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos.
02:01Hoje, os agentes da Polícia Federal encontraram uma quantidade em dinheiro também na residência de Jair Bolsonaro.
02:10O que os aliados do governo estão imaginando, esperando que o celular que foi apreendido hoje possa revelar informações ou conversas de Eduardo com Jair Bolsonaro nos últimos dias.
02:25Isso que os investigadores vão ficar de olho a partir de agora.
02:29Tem um outro ponto que chama a atenção, é que hoje, nesse momento, Jair Bolsonaro só está com a sua esposa e a sua filha em casa.
02:40Os filhos estão ausentes, o senador Flávio Bolsonaro, ele também está viajando e aí essa era a reclamação de Jair Bolsonaro, de ficar longe da família,
02:50já que os filhos, os netos de Eduardo estão nos Estados Unidos.
02:54Agora, a expectativa é de Jair Bolsonaro voltar a falar com jornalistas ainda hoje, mas entre a oposição, há o entendimento de que os Estados Unidos vai aumentar a taxação em decorrência de mais uma afronta direta aos Estados Unidos,
03:11que vem concentrada em Jair Bolsonaro.
03:14E só para a gente finalizar, conversar agora com nomes da oposição, eles já querem colocar novamente em discussão no Congresso,
03:21aquela lei que é sobre a decisão monocrática do Supremo Tribunal Federal, quando ela é tomada apenas por um ministro.
03:30Eles dizem que isso tinha que ser colocado em votação dentro do plenário, para se tomar uma decisão contra Jair Bolsonaro e não vir somente de um ministro.
03:40Então, tem toda essa movimentação, o que seria uma sexta-feira dos parlamentares já nos seus Estados, uma reunião da oposição ainda deverá acontecer nesta sexta-feira.
03:53É isso aí, Bruno Pinheiro, sempre preciso, sempre com os bastidores, a gente agradece e retorna com você em breve. Obrigado.
03:59É, meus amigos, agora é inegável que nessa estratégia política da direita, David de Tarso, parece que há três pilares aqui,
04:07que eventualmente, caso as conversas sejam apuradas, identificadas dentro do aparelho do próprio ex-presidente,
04:13mostrando que, de um lado, a gente vê o núcleo do Eduardo Bolsonaro, enfim, basicamente numa guerra santa, dobrando aposta,
04:20fazendo tudo que tiver ao alcance dele para impor as tarifas, como uma espécie de maneira de haver uma pressão do empresariado brasileiro,
04:29da indústria brasileira, contra o Supremo e contra o Congresso, para realmente atender os anseios dele.
04:34No meio disso, o governador Tarcísio de Freitas, ao que tudo indica, presidenciável, tentando ser aclamado, colocado nessa encalacrado,
04:41tendo que priorizar ou a fidelidade ao bolsonarismo, ou, ao mesmo tempo, governar e proteger a indústria paulista,
04:46e do outro, Jair Bolsonaro, que também parece que é o beneficiário direto, eventualmente, dessas medidas do Trump, politicamente,
04:54mas vê o cerco jurídico fechando e, talvez, hesitante em saber qual lado mediar,
05:00ou, pelo menos, tentando apagar esse incêndio entre os dois polos, Tarcísio e Eduardo Bolsonaro.
05:05Como é que você está enxergando isso e como é que isso termina, na tua opinião?
05:08Acho que até o fim de semana a gente vai ter mais dobramentos em relação a isso, né, Marinho?
05:12Porque, agora, com essa busca e apreensão, até a nossa produção está apurando o que, de fato, foi apreendido ali nessa operação com os agentes.
05:21Até a expectativa de que teria um pendrive escondido no banheiro.
05:25A gente está tentando confirmar essa informação.
05:27Então, de que forma que a polícia vai fazer a análise e aquilo que se consegue provar?
05:32Então, esse é um ponto fundamental.
05:35A tornozeleira foi colocada porque, segundo as investigações, havia a expectativa de que ele pudesse fugir do país.
05:40Então, por essa prerrogativa que foi utilizada para que ele, então, não fosse até a embaixada americana ou tentasse fugir do país.
05:49Eu acho pouco provável que isso fosse acontecer.
05:52Mas, agora, né, esses documentos apreendidos vão corroborar aquilo que, de fato, estava sendo articulado ali envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
06:01E não dá para esquecer do episódio da embaixada da Hungria, né?
06:04Quando ele foi lá passar a noite, aquilo sempre foi uma coisa muito esquisita.
06:09E, desde aquele episódio, se passou a ter uma desconfiança a respeito de planos possíveis de pedido de asilo em outras embaixadas e de fuga do país.
06:22Então, não é algo surpreendente, né?
06:25Não é algo que surge pela primeira vez, né?
06:28Já fazia parte, digamos assim, do enredo do personagem Jair Bolsonaro.
06:33Falando em enredo, falando em personagens, vamos ouvir aqui...
06:36Faço questão que a gente confira, nesse momento, o pronunciamento, na verdade, a postagem na plataforma X, antigo Twitter, do senador pelo Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro, onde ele diz...
06:45Abre aspas aqui, tá, pessoal?
06:46Isso, claro, antes...
07:04Isso, claro, antes...
07:08Essa foi a postagem mais recente, após a postagem, enfim, prestando toda a solidariedade e, realmente, fazendo questão de não arredar o pé ao lado do pai, nesse momento, tenso para dizer o mínimo.
07:18Delegado Gustavo Mesquita, parece que também há uma desconexão, uma falta de decisão entre os principais líderes da direita em qual discurso seguir, né?
07:27Parece que há 50 tons diferentes de até que ponto vale a pena seguir adiante nessa situação, né?
07:33É, talvez, André Marinho, o que fica claro aí é que, de um lado, há uma tentativa aí de misturar um pouco as sintonias aí entre o que é, de fato, garantias e requisitos processuais relacionados ao poder judiciário,
07:52devido ao processo legal que tem que ser observado e não está sendo observado.
07:55Eu penso que, nesse momento, a meu ver, não é producente, não é adequado misturar toda essa questão técnica e legal com questões geopolíticas, como aí a taxação, as barreiras tarifárias, não tarifárias e todo esse embrólio aí envolvendo as últimas declarações e medidas do presidente Donald Trump.
08:14A meu ver, é um equívoco, inclusive, de parte da direita, querer utilizar a argumentação e as medidas do presidente Trump como algum tipo de remédio, de arma para anular decisões do STF,
08:29para, de alguma maneira, buscar a devida atenção às garantias individuais que são devidas ao presidente Bolsonaro e a outros personagens.
08:40Mas eu penso que a gente precisa separar o que é guerra comercial, o que é fatores, instrumentos e armas de geopolítica que, em larga medida, são legítimas e são possíveis de ambos os lados, tanto do Brasil como dos Estados Unidos.
08:56Agora, deixar muito claro que o que a gente está assistindo aí é um processo legal com diversas irregularidades, com violações, mais uma vez, tomadas aí de maneira monocrática.
09:05Isso precisa ser revisto, como foi falado aqui, por um único juiz, por uma única pessoa, causando aí um impacto na defesa de uma pessoa que tem o direito de se defender,
09:18mas mais importante que isso, gerando um clima de instabilidade e insegurança jurídica e institucional para o país, que é muito ruim para o povo brasileiro nesse momento.
09:27Eu posso fazer uma parte? Porque, assim, eu concordo que deveria estar, serem coisas completamente diferentes, o processo de Jair Bolsonaro e a relação comercial Brasil-Estados Unidos.
09:39Não faz qualquer sentido unir essas coisas, mas quem misturou foi a família Bolsonaro, foi Eduardo Bolsonaro e Flávio agora, com esse tweet, ele mostra que, de alguma forma, discorda do próprio irmão,
09:53mas continua misturando a relação Estados Unidos e Brasil com o processo contra o seu pai, ao pedir outras formas de sanção a autoridades brasileiras e não ao país inteiro.
10:06Ou seja, essa mistura bizarra, surreal, que viola a noção de soberania nacional, foi feita pela família Bolsonaro.

Recomendado