O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), articulou a distribuição de R$11 milhões extras em emendas de comissão para cada deputado. Essa medida, que adiciona recursos além das emendas individuais tradicionais, é vista no Congresso Nacional como uma ferramenta para fortalecer a articulação política.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/rnnYMlrIIes
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:02O presidente da Câmara, Hugo Mota, definiu que cada deputado vai poder direcionar o pagamento de 11 milhões de reais em emendas de comissão.
00:11Assunto para o repórter André Anelli, chegando com as últimas informações.
00:15Essa manobra tem o objetivo de tentar reforçar o apoio que existe no plenário, de que forma ele toma essa decisão.
00:24André, bem-vindo. Boa noite para você.
00:26Obrigado, Tiago. Boa noite a você também e a todos aqui no Jornal Jovem Pan.
00:33Pela determinação do presidente da Câmara, Hugo Mota, os deputados vão enviar às comissões uma indicação de como esses 11 milhões de reais relativos a cada um vão ser, então, gastos.
00:47Cada colegiado, então, vai ter que votar e registrar em ata essas escolhas.
00:52Pelo menos duas comissões, as de saúde e de turismo, já informaram aos parlamentares a abertura do cadastro para as indicações, mas o prazo ainda não foi informado.
01:04Até o momento, não houve confirmação sobre a abrangência da distribuição desses 11 milhões de reais e nem se todos os parlamentares serão contemplados com esses valores.
01:15Mas, no caso dos líderes dos partidos e do próprio presidente da Câmara, Hugo Mota, cada um deles vai ter o direito de distribuir valores ainda maiores em emendas de comissão, com números que seguem sendo mantidos em sigilo.
01:30Essas informações são do jornal Folha de São Paulo, que destaca ainda que os montantes relativos a emendas de comissão vão se juntar àqueles 37 milhões de reais que cada parlamentar vai ter direito em forma de emenda individual.
01:47E a partilha de verba para os deputados acaba sendo uma contradição ao discurso de Hugo Mota.
01:54Na semana passada, a gente relembra que ele afirmou que a Câmara estaria disposta a restringir esse tipo de pagamento para contribuir com o ajuste das contas públicas do governo federal.
02:05Só que, por conta dessa determinação, vão aumentando ainda mais as participações dos parlamentares nessas emendas, agora com destinação de 11 milhões de reais para cada um, no caso de emendas de comissão, Tiago.
02:21Então, irrigação de dinheiro no Congresso Nacional, como sempre. O André Nelly volta daqui a pouquinho.