O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar nesta terça-feira (10) ao presidente Lula o novo pacote de medidas que substituirá o decreto que ampliava o IOF, publicado no mês passado. A proposta busca manter o equilíbrio fiscal sem recorrer ao aumento do imposto sobre operações financeiras.
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/yHO5k4uk6BM
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai se encontrar hoje com o presidente Lula para apresentar as alternativas ao IOF.
00:08Os detalhes com Luciana Verdolim.
00:11O presidente Lula já está de volta ao Brasil depois de quase uma semana lá na França cuidando de questões internacionais.
00:20Agora na volta vai ser o primeiro compromisso de Lula, o encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
00:25Foi o último compromisso de Lula, inclusive, antes dele viajar para a França.
00:30E ele vai ser apresentado a proposta que foi discutida pelo ministro da Fazenda, junto aos presidentes da Câmara e Senado e algumas lideranças do Congresso Nacional.
00:41O ministério da Fazenda está fechando o que o ministro Fernando Haddad está chamando de correção das distorções.
00:49Pontos do aumento do IOF serão revistos e o governo quer aumentar impostos sobre outras atividades, sobre outras transações financeiras, como, por exemplo, aplicações financeiras, o que já está causando reclamações dos setores, por exemplo, da agricultura e também da construção civil, por conta da possibilidade de aumento dos custos da casa própria.
01:15O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, garante que o objetivo, nesse momento, é ter pelo menos 20 bilhões de reais em recursos que deverão ser arrecadados com esse novo pacote que vai ser fechado.
01:29A expectativa é de que a proposta seja fechada nesta terça-feira para ser encaminhada novamente ao Congresso Nacional e substituir o projeto do IOF, que teve muita reclamação na Câmara e Senado justamente pelo fato da proposta não ter sido discutida com as lideranças.
01:48Como teve o encontro no último domingo do ministro com os líderes e os presidentes da Câmara e Senado, o governo federal avalia que essas discussões, que essa questão já foi sanada e espera apoio do Congresso Nacional para propostas que podem ser polêmicas, como, por exemplo, inclusive, o aumento da tributação das BETs.
02:10Tudo vai ser repassado ao presidente Lula. Expectativa desse encontro nesta terça-feira ainda não há previsão de horário, mas o Ministério da Fazenda espera finalizar toda essa discussão para encaminhar novamente a proposta para o Congresso Nacional.