Em entrevista exclusiva ao Jornal Jovem Pan, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que a obstrução na Câmara prejudica a democracia brasileira. Ele defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), dizendo que o político está sendo “extremamente injustiçado” por setores da oposição e do sistema político.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/Y2Tuo9lDXWw
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Mais Brasília agora o presidente da Câmara, Hugo Mota, deu aval para o avanço de processos contra deputados que participaram do motim no plenário da Câmara.
00:09Nessa semana, a repórter Vitória Abel trazendo todos os bastidores. Boa noite, Vitória. Bem-vinda.
00:17Boa noite, Tiago. Boa noite a todos os ouvintes.
00:20Pois é, o presidente Hugo Mota agora há pouco publicou no Diário Oficial representações contra 14 deputados federais, representações que foram feitas por partidos de esquerda, como o PT e o PSOL, e também pelo líder do Republicanos, Gilberto Abramo, contra os deputados que participaram das obstruções ao plenário da Câmara dos Deputados nos últimos dias.
00:44Essas representações foram encaminhadas à Corregedoria da Casa, que é aí um dos passos obrigatórios no regimento da Câmara, e em seguida essas representações devem ser, portanto, encaminhadas ao Conselho de Ética.
01:00Existia no início do dia uma possibilidade de que essas representações pudessem já chegar ao Conselho de Ética ainda nesta sexta-feira, mas a mesa diretora, o presidente Hugo Mota,
01:13decidiu fazer uma reunião com todos os membros da mesa diretora para definir o que ele faria, quais os prosseguimentos que ele faria, se a própria mesa diretora iria entrar com representação,
01:23ou se ele enviaria essas representações feitas por outros partidos para o Conselho de Ética.
01:31Então, a mesa diretora acha melhor, regimentalmente, enviar essas representações já protocoladas pelos partidos e pelo líder do Republicanos, Gilberto Abramo,
01:43para a Corregedoria Parlamentar, isso chegou na Corregedoria Parlamentar, perdão, no final do dia, e aí, portanto, no início da semana que vem,
01:53esse documento, esse pedido de representação deve ser encaminhado também ao Conselho de Ética.
01:59Hugo Mota resolveu mandar todas as representações dos partidos para análise, primeiramente, da Corregedoria e não fazer um pedido da própria mesa diretora como uma forma também de se proteger.
02:12Os aliados dele disseram que é melhor que essas representações sejam feitas pelos próprios partidos do que a mesa diretora fazer diretamente, em nome dele,
02:26uma denúncia contra os parlamentares que fizeram parte dessa obstrução.
02:31Eu vou citar aqui os parlamentares que foram indicados nessas denúncias pelos partidos.
02:38Foram diversas representações, algumas delas feitas pelo PT, outra pelo PSOL e também uma, como eu disse, pelo líder do Republicanos, Gilberto Abramo.
02:47Os parlamentares citados em todas essas representações são
02:50Também foram indicados para a denúncia ser analisada pela Corregedoria e, posteriormente, ao Conselho de Ética,
03:14Marcos Polon e Júlia Zanatta.
03:18E também o deputado Nicolás Ferreira, que eu já disse anteriormente, Marcos Polon, Júlia Zanatta e Marcelo Van Raten.
03:25Esses foram, portanto, os indicados para que a denúncia fosse analisada pelo Conselho de Ética.
03:31A gente lembra que alguns deles, como, por exemplo, o deputado Zé Trovão e Marcelo Van Raten, do Partido Novo,
03:38fizeram ali uma certa força física para impedir que o presidente Hugo Mota chegasse até a cadeira na mesa diretora na última quarta-feira.
03:49Portanto, agora a gente aguarda para ver como que a Corregedoria Parlamentar e o Conselho de Ética vão encaminhar essas representações, Thiago.
03:55Ô, Vitória, em instantes você volta ao Jornal Jovem Pan com mais bastidores aí em Brasília.
03:59E sobre ainda, essa semana no Congresso, o botim de apoiadores aí, Bolsonaro,
04:03o nosso entrevistado é o presidente do Progressistas, o senador Ciro Nogueira, do Piauí.
04:08Tudo bem, senador? Como sempre, muito obrigado por participar da programação da Jovem Pan.
04:12Oi?
04:12Eu já enlendo a primeira pergunta para o senhor.
04:15Esse caminho da punição, imagino que o senhor tenha, talvez, uma posição bem diferente em relação a isso,
04:21de que forma esse clima no Congresso pode se acirrar ainda mais numa semana que já foi bastante complicada politicamente
04:29com a forma como os parlamentares tentaram obstruir as votações.