A nova tarifa de 50% imposta por Donald Trump sobre os produtos brasileiros coloca em risco a sustentabilidade econômica de setores do agronegócio. Representantes do setor alertam para os impactos nas exportações e pedem ações diplomáticas urgentes do governo brasileiro. Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR, falou sobre o assunto. Confira com Mariana Grilli. Reportagem: Mariana Grilli Entrevistado: Ibiapaba Netto
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/D0L8YJ-tN3Y
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O anúncio de novas tarifas de Donald Trump aos produtos brasileiros ameaça a sustentabilidade econômica de setores do agronegócio.
00:24Assunto debatido entre o diretor executivo da Citrus Brasil e a comentarista de agronegócio e apresentadora do Hora H do Agro, Mariana Grilli. Vamos conferir.
00:34Depois do anúncio dos Estados Unidos de taxação de 50% sobre as exportações brasileiras, os setores de suco de laranja e café estão em contato com o Ministério da Agricultura.
00:46E existe a expectativa de uma reunião em breve de líderes dos setores como o Mapa e outros ministérios como Itamaraty e Fazenda.
00:56Ibiapaba Neto, diretor executivo da Citrus BR, contou ao Hora H do Agro que o ministro Carlos Fávaro se mostrou disponível em dialogar nos próximos dias.
01:05Eu conversei com o ministro Fávaro, ele muito gentil, entrou em contato com a Citrus BR, retornando aqui nossa ligação.
01:13Ele tem plena consciência das dificuldades que a gente vai enfrentar nesse processo, o tamanho do mercado americano para o setor de suco de laranja brasileiro.
01:25Nós temos outros mercados de interesse, enfim, que o Ministério da Agricultura já vem trabalhando com a gente, já não é de hoje.
01:34Esse é um trabalho contínuo, sabe Mariana?
01:37Não é uma coisa assim que, ah, vamos começar a trabalhar novos mercados agora que os Estados Unidos fecharam as portas.
01:45Um lugar assim, não. Esse trabalho é feito diuturnamente por todos os setores e pelo governo já, pelo Estado brasileiro.
01:53Vamos colocar assim, o Estado brasileiro, independentemente do governo, faz esse trabalho de abertura.
01:58Para assistir a entrevista completa com Ibiapaba Neto, da Citrus BR, e o Márcio Ferreira, presidente do C-Café,
02:05veja o Hora H do Agro completo no YouTube da Jovem Pan. Volto com vocês aí no estúdio.