Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 03/07/2025
O Senado instalou nesta quarta-feira (02) a Frente Parlamentar em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial do Brasil. A iniciativa, liderada pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), que assumirá a presidência, conta com o senador Lucas Barreto (PSD-AP) como vice-presidente.
Reportagem: Marília Ribeiro

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/ESmDdmfsTUc

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Seguimos atualizando as informações nesta manhã, o Senado Federal instalou também uma frente parlamentar a favor da exploração de petróleo na margem equatorial.
00:10É assunto aqui para Marília Rivas detalhar pra gente. Pois não, Marília?
00:17Isso mesmo, Nonato. A criação dessa frente do petróleo na margem equatorial, ela teve a sua aprovação em março deste ano pra poder ser criada.
00:28Mas a sua instalação aconteceu mesmo apenas nesta quarta-feira.
00:33Esse grupo acabou surgindo logo após uma ação do Ministério Público Federal pra poder anular a autorização que o Ibama deu para a Petrobras estudar a exploração de petróleo na costa do Amapá.
00:48A iniciativa dessa frente do petróleo, ela é do senador Zequinha Marinho e ele vai presidir essa frente e como vice-presidente dela nós teremos aí o senador Lucas Barreto.
01:01A intenção dos parlamentares é apresentar um plano de trabalho antes do recesso parlamentar que já começa no dia 18 de julho.
01:10A gente vai precisar acompanhar, saber se vai dar tempo da apresentação desse plano de trabalho.
01:15Eles afirmam, Nonato, que estão preocupados com a futura autossuficiência energética brasileira e consideram a exploração na margem equatorial estratégica para poder evitar dependência de importações de petróleo nas próximas décadas.
01:31Ainda de acordo com eles, eles vão acompanhar aí o processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama e também pretendem desenvolver iniciativas legislativas para poder apoiar o andamento correto dessas etapas necessárias até a efetiva exploração de petróleo na região.
01:51Então a gente precisa aguardar como é que vai funcionar esse plano de trabalho dessa frente do petróleo na margem equatorial que vai ser apresentada de acordo com os parlamentares, o presidente e o vice-presidente dessa frente logo mais antes do recesso parlamentar.
02:08E também vamos acompanhar como é que vai funcionar esses trabalhos nessa frente que vai ser ter isso aí e vai ser iniciada lá no Senado Federal, Nonato.
02:17É isso. Seguimos acompanhando. Muito obrigado, Marília Ribeiro em Brasília.

Recomendado