Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
O reajuste do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) vai impactar o preço da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha.
-
Acompanhe O Antagonista no canal do WhatsApp.
Boletins diários, conteúdos exclusivos em vídeo... e muito mais.
Link do canal:

https://whatsapp.com/channel/0029Va2SurQHLHQbI5yJN344

Apoie o jornalismo independente, torne-se um assinante do combo O Antagonista | Crusoé e fique por dentro dos principais acontecimentos da política e economia nacional:

https://hubs.li/Q02b4j8C0

Não fique desatualizado, receba as principais notícias do dia em primeira mão se inscreva na nossa newsletter diária:

https://bit.ly/newsletter-oa

Ouça O Antagonista | Crusoé quando quiser nos principais aplicativos de podcast.

Leia mais em www.oantagonista.com.br | www.crusoe.com.br

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Coloca na tela, por gentileza, Matheus, essa materinha que foi publicada ontem, no final da tarde, aqui no site, gasolina, diesel e gás sobem de preço na quinta, ou seja, amanhã, pode subir, por gentileza? Aí você me mata, né, Matheus?
00:14Ô, Matheus, desce aí, vamos lá, vamos descer aqui, que eu vou ler no próprio site aqui, por gentileza. Ampliu um pouquinho aí a imagem? Facilita a vida aqui do Wilson? Isso, muito bem, é isso aí.
00:26O reajuste do ICMS vai impactar o preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. Com aumento de 15 centavos, o valor do tributo cobrado sobre a gasolina passa a ser 1,37, que pode levar o preço final a 5,71.
00:44O valor médio atual é de 5,56, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás, Natural e Biocombustíveis, né? Com o ajuste de 12 centavos, o diesel deve chegar a 5,95, isso nas bombas, né?
00:58E o gás de cozinha deve ter uma alta de 2% em relação ao preço médio de compra. Traz pra cá? Ô, Rodrigo Oliveira, né? Com barba ou sem barba?
01:10O fato é o seguinte, né, Rodrigo? O governo federal, ao longo do ano passado, ele fez uma recomposição de preços, tentou fazer um ajuste, né, aproveitando aí uma onda do mercado internacional, pra recompor o caixa dos estados e municípios que tinham recebido, né, que tinham ficado sem esse recurso do ICMS.
01:30Agora, você volta a uma situação pré-pandemia e o que a gente pode dizer agora é que, de fato, os preços estão num patamar real, mas mesmo assim isso não significa que seja um patamar aceitável.
01:46A Petrobras tem feito alguns movimentos, mas até agora, solução de médio e longo prazo, que seja definitiva, que seja, que você possa, de fato, reduzir esse impacto no preço da gasolina, até agora a gente não viu, né, Rodrigo?
01:58É, mas é muito difícil isso, né? A gasolina, ela tá muito ligada aí à oferta internacional, ao preço da commodity, se o petróleo não caiu tanto assim, e os estados estão recompondo aí os impostos que eles cobravam, né?
02:16Claro que isso já tava combinado, a gente já sabia que isso ia acontecer, então, já tá aí nas estimativas de inflação de todo mundo.
02:23Talvez a pessoa em casa aí não tava lembrando que isso já tinha sido acertado, né?
02:29Mas a gente até tem controlado razoavelmente bem esse preço. Parabéns aí ao Jean Paul Prats, não se afastou tanto do que tá acontecendo no exterior e conseguiu manter aí um pouco mais de estabilidade no preço dos combustíveis no Brasil.
02:47Barato não tá, né? Mas não tá barato pra ninguém. Onde tá barato é lá na Venezuela, por exemplo, mas aí não tem nada, né?
02:55Nem carro pra você abastecer. Então, assim, as coisas vão correr com os preços delas.
03:03É ruim que a gente tenha mais taxação, mais impostos, mais impostos colocando aí o combustível mais pesado na cesta de despesas da família brasileira,
03:16mas não tem muito pra onde fugir nesse caso, né?
03:21Tudo depende de mais investimento. E o que que acontece?
03:25Como a gente tá nessa troca de matriz energética no mundo, as petroleiras pararam de investir em novos campos durante os últimos 3, 4, 5 anos aí.
03:35E isso tudo tá sendo repercutido agora, né?
03:37Então, você voltou com a demanda e a produção não consegue acompanhar, apesar de a gente não ter voltado com a demanda tão forte quanto era esperado, né?
03:51Se as coisas tivessem corrido normalmente sem essa pandemia no meio.

Recomendado