Questionado, na CPMI do 8 de janeiro, pelo deputado federal Duarte (PSB-MA) sobre mensagem enviada a Mauro Cid no dia 21 de dezembro, o coronel do Exército Jean Lawand Júnior preferiu ficar calado.
“Por qual razão, no dia 21 de dezembro, o senhor se mostrou decepcionado?”, perguntou o deputado, após uma série de interrupções e algum tumulto na audiência. Lawand respondeu: “Quero manter meu direito ao sigilo”. A mensagem enviada pelo coronel a Mauro Cid dizia: “Que decepção”. Cid respondeu: “Infelizmente”. E Lawand retrucou: “Peça, por favor, para avisarem ao povo que está há 52 dias cagando em banheiro químico, dormindo mal e pegando chuva, ele merece saber a verdade! Que Deus tenha piedade dessa nação”.
O coronel lamentava na ocasião o pedido do então presidente Jair Bolsonaro para que caminhoneiros deixassem as rodovias e voltassem para suas casas.
Durante a audiência, Lawand pediu desculpas pelas trocas de mensagens, que vieram a público após investigação da Polícia Federal.
Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://oantagonista.uol.com.br/ https://crusoe.uol.com.br/
00:00E ainda assim o senhor se demonstrou extremamente decepcionado, o senhor disse no dia 21 de dezembro e o Mauro Cid respondeu, infelizmente, infelizmente, peça por favor para avisarem ao povo que está há 52 dias, me perdoe a quem está acompanhando, mas foi o senhor que escreveu, cagando em banheiro químico, dormindo mal e pegando chuva.
00:23Ele merece saber a verdade, que Deus tenha piedade dessa nação, diante a não manifestação para que houvesse um golpe, o senhor está se contradizendo, o coronel Brasil está vendo, as famílias brasileiras estão vendo, a sua família está vendo, decida qual é a sua posição real, por que dessas mensagens, qual era a sua intenção, lhe dê quatro alternativas diante da sua manifestação, por favor me responda.
00:48Deputado, volto a falar com o senhor, as mensagens foram enviadas pelo WhatsApp, primeiro com relação ao WhatsApp, o WhatsApp, tudo que a gente fala hoje no WhatsApp pode ser interpretado como uma coisa...
01:07Não, tudo não, a depender se o senhor não souber escrever, o senhor é um coronel, o senhor sabe escrever, sabe interpretar texto.
01:14Eu peço um minuto a mais, senhor presidente, porque eu estou sendo interrompido aqui, ó.
01:18É a regra do...
01:19Deputado Abílio, deputado Abílio, por favor, continue, deputado.
01:23Por qual razão, no dia 21 de dezembro, o senhor se demonstrou decepcionado?
01:30Eu quero manter meu direito ao sigilo.
01:32Ah, o senhor vai ficar calado.
01:35É o direito que o senhor tem, graças à democracia.
01:39A mensagem que o senhor advogado, inclusive, escreveu no papel, permaneça calado.
01:42Outro texto da sua mensagem, convença o 01 a salvar esse país.
01:46O Cid responde, estamos na luta.
01:49Salvar o seu país é no intuito de paz?
01:53É no intuito de trazer a paz, de paz igual ao país, porque as consequências poderiam ser...
01:58E quando o seu presidente foi para a Disney, não trouxe a paz?
02:02Eu não posso, é a sua opinião, eu não posso emitir opinião sobre isso.
02:05Eu não vou emitir opinião sobre isso.
02:06Não, poder emitir opinião pode, não pode é emitir.