O STF está chegando ao fim da fase de depoimentos do Núcleo 1 na próxima segunda-feira (2) que investiga a suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022. A última testemunha convocada pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e do general Braga Netto, é o senador Rogério Marinho.
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/-yCO4RC0Fus
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O STF entra naquela reta final das oitivas das testemunhas de defesa dos réus e deve concluir amanhã, portanto, mais um depoimento do chamado núcleo crucial da suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.
00:18A última testemunha, então, convocada pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e do general Braga Neto é o senador Rogério Marinho. Ao todo, 51 pessoas já foram ouvidas. A Marília Ribeiro é quem traz agora os detalhes ao vivo pra gente, né, Marília?
00:37É isso mesmo, Soraya. Tudo isso que você falou mesmo, esses interrogatórios, eles serão finalizados nesta segunda-feira pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal e o último a ser ouvido será o senador Rogério Marinho, que também é líder da oposição lá dentro do Senado Federal.
00:56Ele foi arrolado aí como testemunha do general Walter Braga Neto e também do ex-presidente Jair Bolsonaro. Quando for concluída essa etapa, Soraya, essa ação penal, ela vai chegar aí mais próximo dos interrogatórios.
01:11Então, nós teremos aí, provavelmente, aí o interrogatório do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos seus sete aliados que fazem parte desse primeiro núcleo.
01:20A gente vale trazer aqui também, né, que o ministro Alexandre de Moraes, ele deve pedir que a Procuradoria-Geral da República e as defesas, se elas querem produção de novas provas e também diligências, pra poder esclarecer os fatos.
01:35Além disso, os advogados, eles podem também requerer perícias e acariações, por exemplo. E os pedidos, eles devem acontecer aí dentro do prazo de cinco dias úteis com o fim desses testemunhos.
01:47Depois, pode acontecer aí os interrogatórios dos réus, ainda sem data marcada. Mas a expectativa é que quem possa estar conduzindo esses depoimentos seja o ministro relator da ação, que é o ministro Alexandre de Moraes, porém, sem uma data.
02:03Mas o que a gente vem ouvindo aqui em Brasília, Soraya, a expectativa mesmo é que esses interrogatórios e também o julgamento de Jair Bolsonaro e dos outros aliados, ele aconteça ainda em dois mil e vinte e cinco, ficando para o segundo semestre.
02:20Então, amanhã, o Supremo Tribunal Federal, a primeira turma, vai ouvir o senador Rogério Marinho como testemunha de Walter Braga Neto e também de Jair Bolsonaro. Soraya?
02:31Fica essa expectativa de concluída essa etapação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados, avança deixando aí os próximos passos, os próximos interrogatórios cada vez mais próximos.
02:46Obrigada, Marília. A gente vai seguir daqui acompanhando.