O Supremo Tribunal Federal (STF) vai começar a ouvir, nesta segunda-feira (19), as testemunhas de acusação indicadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por outros sete réus na ação penal sobre a suposta tentativa de golpe de Estado.
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/UKXCILGBwi0
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Os primeiros depoimentos de testemunhas de acusação nesta segunda-feira marcam o início de uma nova etapa do julgamento dos acusados pela suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
00:14A Janaína Camelo tem os detalhes na reportagem.
00:17O Supremo Tribunal Federal começa nesta segunda-feira a ouvir as primeiras testemunhas na ação penal contra os réus do chamado núcleo crucial em uma tentativa de golpe de Estado.
00:27Oito réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, integram este grupo que, segundo a Procuradoria-Geral da República, teria coordenado o suposto plano antidemocrático, tendo Bolsonaro como líder.
00:39As defesas dos oito réus ao todo indicaram 82 testemunhas.
00:44As audiências marcadas para esta segunda-feira são de cinco testemunhas de acusação que foram arroladas pela Procuradoria-Geral da República e também do governador do Distrito Federal, Ibanez Rocha, como testemunha de defesa de Anderson Torres.
01:02Todas as audiências vão acontecer por videoconferência e serão conduzidas por um juiz auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, com a presença também de um representante do Ministério Público.
01:14Inicialmente eram seis as testemunhas de acusação, mas na última sexta-feira a PGR comunicou que estava desistindo de inquirir o governador do DF, Ibanez Rocha.
01:25Não foi informado o motivo.
01:27A pedido do governador, Moraes manteve a oitiva de Ibanez para testemunhar como defesa de Anderson Torres, já que ele já estava arrolado pela defesa do ex-ministro.
01:37As cinco testemunhas de acusação que serão ouvidas nesta segunda-feira são o General Freire Gomes, ele foi comandante do Exército na gestão de Bolsonaro,
01:47o Almirante Batista Júnior, que foi comandante da Força Aérea no governo Bolsonaro,
01:52Éder Balbino, dono de uma empresa de tecnologia da informação que pode ter auxiliado na produção do estudo que levou o PL a contestar as urnas eletrônicas,
02:03Clebson Vieira e Adiel Alcântara, ambos ex-diretores da Polícia Rodoviária Federal e trabalharam com Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF.