A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve pedir a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no caso da suposta tentativa de golpe de Estado. As considerações finais de Paulo Gonet, Procurador-Geral da República, serão apresentadas na próxima semana, marcando um passo decisivo no processo que tramita no Supremo Tribunal Federal.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/JbOePcZhxgE
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A Procuradoria-Geral da República conclui as alegações finais na investigação sobre tentativa de golpe no país.
00:06De Brasília, Janaína Camelo.
00:09Terminou nesta sexta-feira o prazo de 15 dias corridos para que a Procuradoria-Geral da República se manifeste pela condenação ou absolvição de Jair Bolsonaro e os demais réus do núcleo crucial do golpe.
00:23A manifestação do Procurador-Geral da República, Paulo Gonê, deve ser apresentada ao ministro Alexandre de Moraes a qualquer momento até segunda-feira.
00:32Ao construir o parecer, Paulo Gonê levou em conta os depoimentos das testemunhas e os interrogatórios dos réus, além de outras provas colhidas em diligências adicionais à investigação inicial da Polícia Federal.
00:45O procurador só deixaria de lado a acusação contra algum dos réus em caso de provas de inocência.
00:52Entre as testemunhas ouvidas na fase processual da ação contra o núcleo crucial, dois depoimentos foram considerados chaves dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, General Freire Gomes e Almirante Batista Júnior.
01:07Os dois militares contaram que Bolsonaro apresentou a eles, no fim de 2022, um documento prevendo medidas de exceção que poderiam impedir a posse de Lula.
01:18Já Bolsonaro, em interrogatório, alegou que o documento tratava de possibilidades a serem analisadas dentro da Constituição.
01:27Agora abre o prazo para a defesa do ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, que é delator do caso, apresentar as alegações finais, também em 15 dias.
01:35Após, abre o mesmo prazo para as defesas dos demais réus.
01:39Além de Bolsonaro, são réus no núcleo crucial os ex-ministros Augusto Heleno, Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Neto, o ex-diretor da ABIN Alexandre Ramagem e Mauro Cid.
01:52Após as alegações finais de todas as partes, Alexandre de Moraes elabora o relatório, que não tem prazo para ser apresentado.
01:59Depois, caberá ao presidente da primeira turma, o ministro Cristiano Zanin, marcar a data do julgamento.
02:06Nesta semana, começam os depoimentos das testemunhas de acusação e de defesa dos réus dos núcleos 2, 3 e 4 da denúncia de golpe.
02:15Mauro Cid será novamente ouvido, como informante.
02:18A audiência do ex-ajudante de ordens está marcada para segunda-feira.
02:22A audiência do ex-ajudante de ordens está marcada para segunda-feira.