As testemunhas do chamado "Núcleo 2" da operação que investiga uma suposta tentativa de golpe devem ser ouvidas entre 14 e 21 de julho. A expectativa é que Eduardo Bolsonaro e Carlos Bolsonaro, filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, participem das audiências no Supremo Tribunal Federal (STF). Deysi Cioccari e Henrique Krigner comentaram. Reportagem: Janaína Camelo Comentaristas: Deysi Cioccari e Henrique Krigner
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/qFo0dVIY5e8
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00E começa no início de julho o rito processual que pode levar a julgamento os réus do chamado Núcleo 2 dos acusados de envolvimento na tentativa de golpe de Estado.
00:08Destaque de Janaína Camelo.
00:11O STF começa a ouvir nos próximos dias os depoimentos das testemunhas dos réus do chamado Núcleo 2 de uma suposta tentativa de golpe.
00:20Entre as testemunhas, Eduardo Bolsonaro e Carlos Bolsonaro.
00:24Os dois filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro serão ouvidos como testemunhas de defesa do réu Felipe Martins, ex-assessor para assuntos internacionais da presidência da República.
00:35Os que fazem parte do Núcleo 2 teriam tido a função de gerenciar as ações de um plano para um golpe de Estado, segundo a denúncia da Procuradoria Geral da República.
00:45São seis réus ao todo. Além de Felipe Martins, Marcelo Câmara, que também foi assessor especial de Bolsonaro e que está preso, acusado de tentar atrapalhar as investigações em razão de mensagens trocadas entre o advogado dele e Mauro Cid, delator do caso.
01:02Além dos filhos de Bolsonaro, a defesa de Felipe Martins indicou também como testemunha de defesa Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado.
01:11E também o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, e o almirante Batista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica.
01:20Os dois já prestaram depoimentos como testemunha de acusação na ação penal contra o núcleo crucial e disseram que Jair Bolsonaro apresentou a eles uma minuta prevendo medidas de exceção.
01:34Os depoimentos das testemunhas estão marcados para iniciar no próximo dia 14 e vão até o dia 21 de julho.
01:41Assunto aqui para os nossos comentaristas de hoje, Deise Siocari e também o Henrique Kringner, que está com a gente nesta manhã de segunda-feira.
01:50Vou começar com a Deise Siocari.
01:53Deise, mais um início aí de etapa nesse processo do julgamento da suposta trama golpista pelo andar da carruagem.
02:01A gente vai ter um cumprimento de prazos aí que nos leva a crer que o julgamento vai ser concluído mesmo nesse ano, fala-se em setembro ou outubro, né Deise?
02:10Bom dia para você e bem-vinda.
02:12Pois é, Nonato. Bom dia para você, para a Soraya, bom dia para o Kringner, bom dia para a audiência da Jovem Pan.
02:19Ao que tudo indica, a gente já esperava isso, mas essa investigação deve acontecer esse ano.
02:25Isso, de um certo lado, acaba sendo positivo porque tira toda aquela polarização do ano eleitoral, que já vai ser grande,
02:33mas esse inquérito sendo concluído nesse ano, isso pode dar um pouco de, pode acalmar os ânimos para o ano que vem.
02:40Isso acaba sendo muito positivo.
02:42Esse núcleo que vai ser ouvido agora no início de julho, o núcleo 2, é um dos mais importantes, um dos mais decisivos em toda essa questão do 8 de janeiro.
02:51Então, dependendo do que for dito nesse período, no mês de julho, isso deve alterar muito a relação do STF, como que as investigações elas devem seguir.
03:03Mas, de novo, deve ser um dos momentos mais importantes e deve acelerar agora o fechamento desse inquérito.
03:10Reitero, isso é muito positivo, principalmente tendo em vista as eleições de 2026.
03:14Henrique, muito bom dia para você também, para a Deise, seja bem-vindo aqui ao Jornal da Manhã.
03:19Essa celeridade com que o julgamento vem acontecendo era um ponto que a gente discutia lá no começo, no início de tudo, do rito processual.
03:28Queria uma análise a respeito disso também.
03:30E o que a gente pode esperar em termos de desdobramentos e também de sentenças e desdobramentos até políticos para o governo, para a oposição?