A expansão do Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta um grande desafio: o arcabouço fiscal. Para acomodar as crescentes demandas por saúde pública, o orçamento anual do SUS precisaria aumentar quase 4% na próxima década.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/PkJGEZYWZlA
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A Instituição Fiscal Independente do Senado divulgou um estudo que aponta um crescimento nas despesas anuais com o SUS.
00:08A reportagem é de Beatriz Manfredini.
00:11Esse levantamento aponta que as despesas anuais com o SUS, o Sistema Único de Saúde, vão subir 3,9% ao ano, em média, pelos próximos 40 anos, ou seja, até 2070.
00:23Isso representa, na prática, de acordo com o estudo, um aumento de 10 bilhões de reais em gastos por ano.
00:31O levantamento foi feito pela Instituição Fiscal Independente, a IFE, do Senado Federal.
00:36E preocupa porque mostra uma projeção muito acima do limite de crescimento de gastos esperado, sancionado, pelo arcabouço fiscal lá em 2023, que era um crescimento de 2,5% ao ano.
00:49Esse levantamento diz que haverá um estrangulamento orçamentário crescente das despesas do setor e isso está atrelado ao envelhecimento da população no geral, também à ampliação de acessos aos serviços de saúde, rumo à efetiva universalização e à inflação médica.
01:08O estudo chama a atenção que esse aumento nos gastos já vai começar cedo, já deve começar no ano que vem, em 2026, a ultrapassar, então, esse limite colocado pelo arcabouço fiscal.