O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (07) que o país precisa enviar mais armamentos à Ucrânia para apoiar o país na guerra contra a Rússia. A declaração foi feita a repórteres durante entrevista na Casa Branca. Reportagem: Luca Bassani
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/HXInCYo9Kno
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Agora o destaque vem da Europa. Alvo de ataques russos, a Ucrânia deve voltar a receber armas dos Estados Unidos.
00:06A informação foi confirmada pelo presidente Donald Trump uma semana após o anúncio da suspensão do envio de mísseis para o país.
00:15O correspondente Luca Bassani chega ao vivo com todos os detalhes pra gente.
00:19Luca, muito bom dia pra você. Já se sabe quantos armamentos devem então chegar à Ucrânia?
00:25Bom dia a você também Soraya, a todos que nos acompanham. É uma notícia que alivia os ucranianos depois de muitos ataques, principalmente nas grandes cidades do país, feitos pela Rússia durante as últimas semanas.
00:39O anúncio foi feito pelo presidente norte-americano Donald Trump ontem, enquanto recebia Benjamin Netanyahu para um jantar na Casa Branca.
00:47Ele disse que o envio de armas será, sobretudo, relacionado a armas defensivas, já que os ucranianos precisam ter o direito de poder se defender no momento em que a Rússia continua atacando com bombas, mísseis e também drones, várias dessas cidades, principalmente na fronteira.
01:05A gente fala da cidade de Sumy, a cidade de Kharkiv e também a cidade de Kiev, a capital que está mais distante da fronteira, mas foi severamente bombardeada em sua infraestrutura energética durante as últimas semanas.
01:17O presidente Donald Trump não especificou quantos armamentos seriam concedidos à Ucrânia, mas disse que fará de tudo para que eles cheguem o mais rápido possível nas mãos do exército da Ucrânia,
01:28para que já possam ser utilizados durante esta ofensiva de verão que é realizada pela Rússia.
01:35Outra questão tratada é o envio dos sistemas de defesa antiaéreo Patriot, esse de fabricação norte-americana e que é fundamental para proteger os ucranianos.
01:45De acordo com o presidente Vladimir Zelensky, ele não queria apenas a doação destes armamentos, o que é muito difícil de ser aprovado muitas vezes pelo próprio Congresso norte-americano,
01:55mas poder realizar a compra de mais unidades, algo que os países europeus se comprometeram também a ajudar a Ucrânia financeiramente, principalmente a Alemanha,
02:04para realizar essa compra e o envio.
02:06Por enquanto não há uma resposta positiva em relação a isso, mas tudo indica que a paciência que tem terminado em relação a Vladimir Putin pelo presidente Donald Trump pode ajudar a Ucrânia a alcançar alguns armamentos neste mês de julho.
02:20Ficaremos de olho nessas atualizações também.
02:24Combinado, Luca. Obrigada por enquanto pelas suas informações.