O deputado estadual Igor Normando (MDB) lidera a disputa pela prefeitura de Belém neste segundo turno. De acordo com a pesquisa divulgada pelo instituto AtlasIntel, nesta terça-feira, 22, Normando aparece com 54,5% das intenções de voto, enquanto o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL) tem 41,4%. - Siga O Antagonista no X, nos ajude a chegar nos 2 milhões de seguidores! https://x.com/o_antagonista
Apoie o jornalismo Vigilante: 10% de desconto na assinatura do combo anual
https://bit.ly/oacombo
Acompanhe O Antagonista no canal do WhatsApp. Boletins diários, conteúdos exclusivos em vídeo e muito mais.
https://whatsapp.com/channel/0029Va2S...
Ouça O Antagonista | Crusoé quando quiser nos principais aplicativos de podcast.
Leia mais em www.oantagonista.com.br | www.crusoe.com.br
00:00Vamos para a região norte, Matheus, coloca aí por gentileza, porque na região norte temos ali uma disputa simbólica em Belém, do Eder Mauro, do PL, contra o Igor Normando, do MDB, lá em Belém.
00:16É a única capital em que não vai haver uma adesão do bolsonarismo. O Igor Normando é líder das pesquisas, deve vencer em Belém, mas muito por força da família Barbalho.
00:30Ele é primo do governador Helder Barbalho. Temos aqui outras disputas nas capitais Manaus, o Davi Almeida, em uma situação de empate técnico com o capitão Alberto Neto.
00:40Palmas também, em uma disputa encardida, Janado Valcari contra o Eduardo Siqueira e em Porto Velho, Mariana Carvalho contra o Léo do Podemos.
00:51Ou seja, temos ali das sete capitais da região norte, apenas uma, muito provavelmente deve ser ali o Bastiana, deve ser ali o único ponto em que você não vai ter um candidato bolsonarista comandando uma capital.
01:08O que mostra esse processo de inflexão ali na região norte. E é bom lembrar que no caso de Belém, especificamente, era a única capital comandada pelo PSOL.
01:21E o PSOL já ficou fora no primeiro turno. Quer falar alguma coisa, Rodolfo, Ricardo?
01:27Rapidinho só para, assim, o Bolsonaro se desgastou muito nessa campanha, principalmente por causa da figura do Marçal, que confrontou ele com essa opção que ele fez, que a família dele fez, pela disputa partidária.
01:41Mas, como a gente está vendo aí, a gente viu no primeiro turno e está vendo agora no segundo turno também, a aposta do PL teve os seus méritos, o PL conseguiu crescer bem em prefeituras, está, obviamente, bem distante dos grandes PSD, MDB, mas Bolsonaro e Valdemar Costa Neto conseguiram avançar, sim.