O tarifaço pode custar um bilhão de dólares aos setores de máquinas agrícolas e rodoviárias no Brasil. A estimativa é de que a medida cause uma queda acentuada nas exportações, atingindo o agronegócio e a indústria pesada do país.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O tarifácio pode custar um bilhão de dólares aos setores de máquinas agrícolas e rodoviárias no Brasil.
00:07Quem tem os detalhes é o Marcelo Matos.
00:09O presidente da Anfave, a Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores no Brasil, Igor Calvé, expõe os segmentos mais afetados aqui no país.
00:21Como a alíquota é, por assim dizer, proibitiva, nós possivelmente teremos em volume um número de embarque muito menor.
00:29E o que me preocupa inicialmente é que esse volume menor pode não ser absorvido pelo mercado doméstico de imediato, porque é um volume muito alto, eu falei 1,6 bi.
00:42E em não sendo absorvido pelo mercado doméstico, porque o crescimento desse mercado não é desse montante, nós teremos sim um processo que pode resultar numa revisão dos investimentos no país.
00:55Em relação aos veículos, carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, a produção fechou o semestre com 1 milhão e 470 mil unidades, alta de 6% sobre o mesmo período do ano passado.
01:10Em julho foram montados 231 mil veículos, uma alta de 15% sobre junho, mas 3,6% abaixo de julho de 2024.
01:21Diante do cenário interno de juros altos, financiamentos caros, inadimplência, impossibilidade, o adiamento do sonho do carro zero aqui no Brasil, questões também estrangeiras, tarifácio de Donald Trump,
01:36O mercado brasileiro tem mantido o seu ritmo justamente em razão dos hermanos, eles mesmos, os argentinos.
01:46A recuperação econômica argentina, neste ano, até agora, seis meses, as importações argentinas subiram 52%.
01:56E o Brasil hoje também assiste o avanço dos veículos chineses e os veículos elétricos hoje já tem um mercado aí de 10% das vendas nacionais.
02:07Até esse mesmo período do ano passado nós tínhamos embarcado 204 mil unidades e aí nós fechamos agora julho embarcando 312 mil unidades.
02:18É um número que nos surpreende positivamente, dado que nós não tínhamos no começo do ano essa expectativa de aumento robusto das exportações,
02:28exportações massas, é o registro do factual, o que aconteceu nesses seis meses e assim nós gostamos.
02:35O destaque negativo é a perda de tração nas vendas dos caminhões pesados e o segmento deve fechar o ano abaixo de 24.
02:44Já o mercado de elétricos supera os 10% dos veículos emplacados no Brasil, num movimento de alta contínua.