O chanceler Mauro Vieira afirmou que o Itamaraty prepara resposta sobre o Pix aos Estados Unidos até o dia 18 de agosto. A resposta ainda está sendo debatida com o presidente Lula e o vice, Geraldo Alckmin. Vieira também disse que em resposta a medidas protecionistas, o Brasil propôs ao Conselho Geral da OMC um item de agenda sobre o respeito ao sistema multilateral de comércio, baseado em regras. Reportagem: Igor Damasceno
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00É Mauro Vieira, que afirmou que o Itamaraty vai preparar uma resposta sobre o PIX aos Estados Unidos até o dia 18 de agosto.
00:07Quem vai trazer os detalhes é o Igor Damasceno, direto de Brasília.
00:12Igor, muito bem-vindo, boa tarde aqui em Tempo Real com a gente.
00:15Conta melhor, como vai ser essa resposta? Você já tem algum bastidor? Ela já foi elaborada?
00:20Vai ser com base também no que o governo fala sobre a soberania nacional?
00:24É exatamente isso, Márcia. Boa tarde a você, ao Bruno, boa tarde também a todos que nos acompanham.
00:33Essa resposta ainda está sendo debatida com a equipe econômica do presidente Lula, com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com o próprio presidente Lula.
00:44O que acontece é que o governo dos Estados Unidos abriu uma investigação comercial a respeito do nosso PIX.
00:53O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ele disse que o nosso modelo de pagamento e transferências bancárias, ele traz uma concorrência desleal que pode afetar as empresas norte-americanas e, consequentemente, pode afetar também a economia dos Estados Unidos.
01:12Por isso, desde então, o governo dos Estados Unidos tem feito essa investigação comercial sobre o nosso PIX.
01:20A declaração do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, aconteceu durante o conselhão que ocorre no Palácio do Itamaraty.
01:29Ele disse que o nosso PIX é genuíno e é correto. Vamos ouvir, então, o ministro.
01:35Sobre a investida da sessão 301 da Lei de Comércio Norte-Americana, que questiona o nosso PIX e outras práticas brasileiras absolutamente legítimas,
01:48gostaria de informar que o Itamaraty está coordenando a preparação da resposta a ser apresentada pelo governo brasileiro no próximo dia 18 de agosto.
01:57Em resposta às medidas protecionistas, o Brasil propôs ao Conselho-Geral da OMC item de agenda sobre o respeito ao sistema multilateral de comércio baseado em regras.
02:11Bom, nessa resposta, o governo federal deve ressaltar que o PIX é 100% nacional e que ele é benéfico e que não traz nenhuma concorrência desleal para os Estados Unidos.
02:27Vocês acompanharam aí Mauro Vieira falando a respeito do tarifácio.
02:32É porque já foi confirmado que o governo federal vai acionar o Conselho-Geral da Organização Mundial do Comércio contra essa tarifa de 50% sobre mais de 3 mil produtos brasileiros vendidos nos Estados Unidos.
02:46O governo federal afirma que é injusto, que é ilegítimo e que vai de encontro aos mais de 200 anos de parceria comercial que o Brasil tem com o governo dos Estados Unidos.
02:58Então, essa situação vai ser levada para a OMC, que então vai passar a analisar essa sobretaxa que o presidente Donald Trump impôs sobre os nossos produtos.
03:09Márcia e Bruno.
03:10Obrigada Igor pelas informações. Pena que a OMC anda tão apagadinha, né? Apagadinha com pouca visibilidade internacional.
03:18Mas vamos ver se isso vai dar certo, a gente torce para que sim, né?