Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
Os ministérios das Finanças e da Defesa de Israel informaram nesta quinta-feira (17) que o país vai ampliar os gastos com defesa em 42 bilhões de shekels, cerca de R$ 69 bilhões, entre 2025 e 2026. O valor será usado para aquisição de armas e munições, reposição de estoques e suporte às operações das Forças de Defesa de Israel (IDF).
Reportagem: Luca Bassani

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/Ao4b-VJgEas

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Agora um destaque internacional, Israel aumentará os gastos com defesa em 42 bilhões de shekels, que é o equivalente a 69 bilhões de reais entre 2025 e 2026, foi o que informou então os ministérios das finanças e da defesa.
00:19Luca Bassani, direto da Europa, tem os detalhes pra gente. Oi Luca, muito bom dia pra você.
00:23Muito bom dia também a você Soraya, a todos que nos acompanham, a gente sabe que Israel é um dos países que mais investe na sua própria defesa, no seu próprio exército, sendo já um país com 9% do PIB alocado exatamente para essas questões.
00:40De acordo com o que foi anunciado ontem pelo ministro das finanças, Bezelel Smotrich, mais 69 bilhões de reais, o equivalente no dinheiro deles, será investido no exército durante o ano de 2025 e 2026, o que representaria um aumento de praticamente 60%, já que o orçamento já é de mais de 100 bilhões de reais anuais também relacionados a isso.
01:05A justificativa do ministro é exatamente todas as dificuldades, os desafios que Israel tem pela frente, considerando que a guerra na faixa de Gaza continua e exige muitos recursos e também que muitos dos estoques de munições e outros armamentos ficaram fragilizados ou em níveis muito baixos após os ataques iranianos.
01:25Lembrando que Israel tem um sistema de defesa antiaéreo muito potente, seja o domo de ferro para mísseis de alcance médio, seja também o estilingue de Davi ou até mesmo o sistema das flechas, o sistema aéreo que intercepta fora da atmosfera.
01:42Então, é um investimento tecnológico muito caro, o que justificaria este aumento e, apesar de ser uma cifra bilionária, literalmente, tem o apoio da população que, como nós sabemos, está sempre muito preocupada com essas questões relacionadas à segurança.
01:59Lembrando que, durante o mês passado, quando tivemos o embate entre Israel e Irã, foram mais de mil drones, mísseis e projéteis lançados sobre Israel e o número de mortos ficou na faixa de 29 pessoas.
02:12Uma letalidade muito menor do que em outros conflitos, exatamente por esse alto investimento em tecnologia e também nas questões militares, o que justificaria este aumento.
02:22A gente vai ficar de olho nisso e voltaremos ao longo da programação da Jovem Pan News.
02:26Luca, obrigada pelas suas informações. Até já.

Recomendado