Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 08/07/2025
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (08), a Operação Underhand para investigar um suposto esquema de desvio de recursos públicos envolvendo fraudes em licitações e contratos administrativos em municípios do Ceará. Um dos alvos da operação é o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE).
Reportagem: Marília Ribeiro

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/HXInCYo9Kno

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Agentes da Polícia Federal cumprem mandados durante a operação Underhand, que investiga desvio de recursos públicos e fraudes em licitação no Ceará.
00:11A Marília Ribeiro tá de volta contando pra gente parte dessa ação, né, que acontece na Câmara dos Deputados. Marília, explica pra gente melhor, por gentileza.
00:20É isso mesmo, Seraia. Essa operação, né, ela vem contando aí com mandados de busca e apreensão aqui também na Câmara dos Deputados e em outros endereços ligados ao deputado federal Júnior Mano, que é do PSB do Ceará.
00:39Essa operação, ela foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e essa investigação vem tramitando sob sigilo e apuros desvios de recursos públicos por meio de emendas parlamentares e também fraudes a licitações envolvendo os municípios do Ceará.
00:58Teve aval também da Procuradoria-Geral da República e o ministro Gilmar Mendes também autorizou acesso aos dados telemáticos de celulares apreendidos e o bloqueio de ativos financeiros no total de 54 milhões de reais que pertencem a pessoas físicas e também pessoas jurídicas investigadas.
01:17Além disso, Seraia, o ministro Gilmar Mendes determinou o compartilhamento integral das provas com a Controladoria-Geral da União para eventual responsabilização administrativa dos agentes públicos envolvidos.
01:30E também Gilmar Mendes autorizou a abertura de uma investigação específica para poder apurar de forma aprofundada a possível participação de autoridades com foro privilegiado na destinação e execução e listas de emendas parlamentares.
01:45Esse é mais um capítulo envolvendo as emendas parlamentares.
01:49Nesse momento, a Polícia Federal está no anexo 4 da Câmara dos Deputados, no gabinete de Júnior Mano, e também está cumprindo busca e apreensão em outros endereços ligados ao deputado.
02:02Esses desvios, Seraia, eles aconteceram durante as eleições municipais do ano passado.
02:07Nós estamos aqui na Câmara acompanhando essa busca e apreensão.
02:10Nós temos o nosso cinegrafista, o repórter cinegrafista Guilherme Castorito, que está lá acompanhando toda essa apuração feita pela Polícia Federal.
02:22A gente vai trazendo também as atualizações desse caso.
02:25Já entramos em contato também com o deputado que está envolvido e também com a assessoria, que até o momento não respondeu,
02:32mas prometeu que deve enviar sim uma nota comentando sobre esse assunto.
02:37Mais um capítulo da novela Emendas Parlamentares.
02:40Seraia.
02:41O espaço segue aberto, então, para qualquer tipo de manifestação e qualquer nova informação, só acionar a gente aqui.
02:47Obrigada, Marília, por enquanto. Até já.

Recomendado