A presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), Gleisi Hoffman, será a próxima ministra da Secretaria-Geral da Presidência, do governo Lula (PT), a partir da reforma ministerial prevista para março deste ano, segundo revelou o Estadão. - Siga O Antagonista no X, nos ajude a chegar nos 2 milhões de seguidores! https://x.com/o_antagonista
Apoie o jornalismo Vigilante: 10% de desconto na assinatura do combo anual.
https://bit.ly/oacombo
Acompanhe O Antagonista no canal do WhatsApp. Boletins diários, conteúdos exclusivos em vídeo e muito mais.
00:00Mudando um pouco de assunto, mas ainda sobre a presidente Lula, ele indicou aliados que de fato deve indicar a presidente do PT, Glaise Hoffman, para um ministério.
00:10A dúvida nesse momento é qual? Há duas opções, Secretaria-Geral da Presidência da República, no lugar de Maurício Macedo, ou a Secretaria de Assuntos Institucionais, no lugar de Alexandre Padilha.
00:22E já vamos rodar a vinheta do Bastidores do Meio Dia para falar com mais detalhes sobre isso com o Wilson. Pode rodar.
00:30Lula inclusive indicou hoje na entrevista coletiva que ele pretende resolver essa questão da reforma ministerial agora em março, depois das eleições da presidência da Câmara e do Senado.
00:53E isso vai mexer muito no que deve nesse rearranjo da esplanada dos ministérios.
00:58Vamos colocar uma arte rapidamente, porque eu sei que o nosso bloco já está fechando.
01:02Nós temos o seguinte, a Glaise Hoffman pode assumir uma dessas duas secretarias, a Secretaria de Relação Institucional ou também a Secretaria Geral.
01:11O Esnaldo Bulhões é apontado como futuro ministro dos transportes ou de relações institucionais.
01:16Aqui que tem um grande embrólio. O MDB quer fazer parte da articulação política para melhorar, para tentar azeitar essa relação do governo Lula com o Congresso Nacional.
01:26Assim, o Padilha sairia e iria para a Câmara dos Deputados ou poderia assumir a saúde.
01:31Só que a saúde também é um ministério que está ali na mira do Arthur Lira.
01:38Lira resiste, vai conversar com o PP para ver se de fato faz sentido ele assumir o ministério.
01:42Vamos continuar com isso logo depois do intervalo e vamos continuar com o Wilson Lima falando justamente sobre esse xadrez complexo da recolocação, na verdade da colocação da Glaise Hoffman no governo.
01:57Onde ela entraria, no lugar de quem, quem sai, quem fica desprestigiado, quem fica mais prestigiado, porque ela não é a única que tem que ser encaixada nessa nova realidade, né?
02:08É, não, é um processo bem complicado.
02:10Pode deixar o Inácio na tela, porque eu quero usar no bom sentido o nosso amigo Inácio para a gente fazer algumas perguntas para você que nos acompanha aqui no canal BMC entender ali na prática como é que esse xadrez pode impactar a relação política aqui em Brasília.
02:26O governo Lula, ele tem uma grande reclamação em relação ao governo Lula. Qual é essa queixa?
02:33É que o governo Lula não abre espaço para aliados. Perfeito? Perfeito.
02:37Só que o seguinte, aí a pergunta que eu te faço, Inácio, você está reclamando que o governo Lula não abre espaço para aliados.
02:46Você, como político, se você fosse de um MDB, do PSD, por exemplo, como é que você enxergaria a Glaise Hoffman, que é uma das aliadas mais ferrenhas do governo Lula,
03:02dentro do coração do Palácio do Planalto, na Secretaria de Relações Institucionais, que é justamente a secretaria que articula diretamente o pagamento das emendas?
03:13Você confiaria nisso?
03:17Pois é. A sua pergunta é muito interessante porque justamente levanta aquela desconfiança de, ué, mas não é um governo formado por várias visões
03:25e o amálgama dela leva à decisão final? E você está colocando, como você mesmo disse, uma das pessoas mais ferrenhas na defesa das pautas do governo
03:35e, sobretudo, do PT, que é o partido que é apenas a presidente.
03:41Por isso, é exatamente por esse raciocínio, Inácio, que integrantes de PSD e republicanos começaram a atacar o governo Lula.
03:50Porque ficou muito claro para eles que o governo Lula quer centralizar ainda mais as decisões importantes.
03:56E essa indicação da Glaise Hoffmann, se o Lula acredita, ou se algum integrante do Palácio do Planalto acredita que ela pode destravar a relação do governo federal com o poder legislativo,
04:09isso pode criar um problema ainda maior. Por quê?
04:13Porque isso deve impactar em outras pastas.
04:15Exemplo, Arthur Lira. Arthur Lira já indicou que, olha, com a Glaise lá, eu não vou entrar nesse governo.
04:24Por quê? Eu vou ter que peitar a Glaise? Eu vou brigar com a Glaise Hoffmann para poder ter alguma demanda atendida? Não faz sentido.
04:31Wilson.
04:32Oi.
04:33O Alexandre Padilha já enfrenta uma certa dificuldade na articulação com a Câmara dos Deputados e com o Congresso como um todo.
04:41A Glaise Hoffmann, se hipoteticamente entrar no lugar dele, não ia se tornar ainda mais, digamos assim, ardida junto ao Congresso?
04:54Porque ela é ainda mais ferrenha na defesa e não tanto na negociação do que o Alexandre Padilha, que já não está tão bem na fita, né?
05:04Não, ia complicar ainda mais.
05:06Porque, na prática, o que o Lula quer?
05:07O Lula, ele quer tirar a Glaise Hoffmann do comando do PT já para abrir caminho para a nova direção do partido, lá para o Edinho Silva, que deve comandar o PT nos próximos anos.
05:20Então, ele já quer fazer essa prévia.
05:22Só que, de novo, por que você vai fazer essa prévia com uma pessoa que tem essa característica?
05:26E detalhe, é bom lembrar que o PT tem como líder agora o Lindbergh Farias, que é um cara de difícil trato.
05:35As pessoas sabem que ele é um defensor ferrenho do Lula, então é um cara que ele não agrega.
05:41Então, é um governo que precisa de uma relação de governança melhor, mas insiste em cometer esse tipo de erro.
05:48Enfim, não é à toa que tem sido tão criticado por aliados ao longo dessa semana.