Carlos Gustavo Poggio, professor de ciência política e relações internacionais do Berea College, fala sobre a expectativa para a próxima eleição presidencial dos EUA.
Assista à íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=z4mL12wZFMc&t=445s
Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://www.oantagonista.com
00:00Só para dar um pouco de contexto para os espectadores, o Trump pode ser indiciado por um promotor de Manhattan por estar sendo acusado de pagar 130 mil dólares a uma atriz pornô, Stormy Daniels, para que ela ficasse calada na eleição de 2016 e não falasse sobre o alegado caso extraconjugal que eles tiveram.
00:23Esse dinheiro teria sido pago por meio de um assessor do Trump, o Michael Cohen, e depois reembolsado ao Cohen pelo Trump quando ele já era presidente, quando ele já estava na Casa Branca.
00:34Então esse é o contexto das acusações que, como disse, podem levar o Trump não necessariamente a ser preso, fisicamente preso, mas a ter esses problemas judiciais, criminais inéditos para um ex-presidente americano.
00:49Você escreveu muito bem, para deixar claro também para quem nos assiste, o crime, na verdade, não é ele ter pago esse dinheiro para uma ex-atriz pornô, o crime é justamente essa segunda etapa que você falou, a forma como isso foi contabilizado, é um crime contábil.
01:04Então é mais ou menos aquela história, mas eu me lembro imediatamente, muita gente tem falado sobre a história do Al Capone, o Al Capone que fez toda uma série de crimes, acabou sendo preso por questões também de imposto, sonegação de imposto, ou seja, você acaba pegando por um crime menor, que pode ser classificado, enfim, essas questões normalmente são assim que elas ocorrem.
01:31O Al Capone já dizia, né? O Al Capone, investimenta, já sabem do seu...
01:37Do teu furo no imposto de renda.
01:38No imposto de renda.
01:39Mas o motivo é interessante, né? Porque a... quer dizer, não foi problema ele ter pago o valor, né? Mas assim, a hora que eu... a questão é que ele deduziu isso como uma despesa com advogado, não é isso?
01:53E ele deveria ter colocado isso como uma despesa de campanha?
01:56É, não, eu acho que é justamente isso. Me parece que ele colocou isso como uma despesa de campanha e isso entraria num tipo de ilegalidade que a partir da legislação nova-iorquina também é considerada uma infração passível de prisão.
02:15Então é uma questão técnica, muito específica, que tem a ver, de novo, com a forma como ele contabilizou esse dinheiro que ele teria pago a uma atriz pornô para não falar, às vésperas das eleições, sobre os casos extra-conjugais que ele teria tido.