Ministros de Lula deixaram governos de seus estados com recordes de desmatamento do cerrado em um período de oito a dez anos. É o que mostra um levantamento realizado pela Folha de S. Paulo com base em dados do Prodes (Programa de Monitoramento do Desmatamento por Satélite), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
00:00E a gente segue esse giro de notícias com a informação de que ministros de Lula deixaram os governos dos seus estados com recorde de desmatamento em um período de 8 a 10 anos.
00:11É o que mostra um levantamento realizado pela Folha de São Paulo com base em dados do Programa de Monitoramento do Desmatamento por Satélites e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
00:23É o caso do Maranhão, que foi governado por Flávio Dino, atual ministro da Justiça, entre 2015 e 2022.
00:30No estado, o desmatamento atingiu mais de 2 mil quilômetros quadrados no ano passado, de acordo com dados do PRODES.
00:38O levantamento considera o intervalo entre agosto do ano anterior e julho do ano corrente.
00:44Na Bahia, que foi governado nos últimos anos pelo hoje ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, também teve recorde de desmatamento em 10 anos, segundo dados do INPE.
00:55O Piauí, que tem hoje como governador, aliás, que teve o ministro do Desenvolvimento Social, Elton Dias, também apareceu nessa lista de desmatamento.