Quase 500 mil aposentados e pensionistas do INSS já pediram o ressarcimento dos valores descontados indevidamente de suas contas após fraude na instituição. O número total de contestações, no entanto, já ultrapassa os três milhões.
Assista à íntegra em: https://youtube.com/live/zPmxiKRZjUY
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00E com a queda da popularidade do governo Lula, o INSS quer começar o mais rápido possível o ressarcimento dos aposentados que foram prejudicados por descontos indevidos.
00:13Assunto para o Marcelo Matos.
00:16O governo Lula busca conter a sangria da popularidade do presidente com o mais rápido possível ressarcimento dos descontos indevidos dos aposentados.
00:30O presidente do INSS, Gilberto Valer Jr., visitou a Agência Central dos Correios em São Paulo para conferir a resposta física aos segurados após duas semanas do atendimento presencial em mais de 5 mil agências no país.
00:49Dos 3 milhões e 100 mil contestações, se todas essas fossem irregulares, porque a gente ainda não tem a resposta do nosso cidadão, então se a gente considerar 100% dos 3 milhões e 100.
01:00O prejuízo ou o dano seria de 1 bi e 800, sem correção. Corrigido 2 bi e 12 milhões mais ou menos.
01:08Esse é um valor bem importante para a gente, porque quando se levantou a fraude, pensava-se em prejuízo na monta de 6, 7, muitos falavam em 9 bi.
01:18O que a gente verificou? Que a grande parte da fraude são aquelas instituições que foram criadas como fantasma em 20, 21 e elas tiveram 2 anos de desconto efetivo e não 5 anos.
01:31A Advocacia Geral da União pediu ao Supremo Tribunal Federal o aval para que as restituições do INSS fiquem de fora das regras fiscais neste ano e no ano que vem.
01:44A AGU também solicitou ao STF a suspensão de ações judiciais para o ressarcimento administrativo, sem processos que poderiam elevar ainda mais os custos.
01:58Na verdade, desde o início, a ideia é que esse dinheiro saia do bolso de quem roubou, de quem fraudou, de quem lesou os nossos aposentados e pensionistas.
02:09Para isso, o que a gente fez? A gente atuou rápido com o processo de responsabilização de pessoas jurídicas, desconsiderando pessoas jurídicas.
02:17E o que a gente conseguiu uma decisão essa semana na Justiça? O bloqueio de 2,8 bilhões de reais via Advocacia Geral da União na Justiça Federal para segurar o ressarcimento.
02:28Somente aqui na Agência Central dos Correios, em São Paulo, já passaram mais de mil pessoas em duas semanas interessadas em saber se houve ou não o desconto irregular nas suas contas.
02:42O mais fácil acesso ao segurado é o aplicativo do INSS via celular, mas a grande maioria não domina a tecnologia, razão até para que o golpe prosperasse por tanto tempo.
02:57E a procura pelas agências dos Correios acaba sendo a opção preferida.
03:03Explica-se o Edson Conceição Santos, aos 74 anos, o aposentado saiu aliviado por não estar na lista dos pagamentos indevidos.
03:15Olha, eu acho que não deveria ter, né? Eu acho que deveria ser comunicado, né?
03:20É assim, vamos falar logo português, claro, afanar o que não é dele, né? Então é muito ruim, né?
03:26O INSS reforça que a palavra do aposentado será respaldada e caberá às entidades à prova em contrário.
03:35Após a contestação, as citadas têm 15 dias para uma resposta sobre os descontos.