O setor agrário tem enfrentado o aumento da inadimplência causada pela alta nos pedidos de recuperação judicial. O Banco do Brasil, o maior financiador agrícola do país, está sofrendo os impactos nos resultados financeiros. Segundo a Serasa Experian, o número de solicitações em 2023 foi de 534, enquanto em 2024 subiu para 1.272
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/-yCO4RC0Fus
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O agro tem enfrentado um aumento da inadimplência causado pela alta nos pedidos de recuperação judicial.
00:07O Banco do Brasil, maior financiador agrícola do país, está sofrendo os impactos disso e seu resultado, em seu resultado, melhor dizendo, financeiro.
00:17Assunto para a Camila Yunis.
00:19O número de pedidos de recuperação judicial tem crescido e no agronegócio não é diferente.
00:25Para se ter uma ideia, o balanço da Serasa Experian identificou que em 2023 foram feitas 534 solicitações, enquanto em 2024 subiu para 1.272, um recorde.
00:40Especialistas avaliam que uma das explicações para esse aumento é que a recuperação judicial é um mecanismo novo no agro e muitos produtores endividados começaram a usar.
00:51Esse endividamento decorre especialmente da inflação, impactos das mudanças climáticas e elevação dos custos de produção, com insumos mais caros.
01:02Em função disso, produtores não têm conseguido renovar os créditos e recorrem à medida.
01:08O head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, descarta que haja uma crise sistêmica mesmo diante do aumento.
01:16O que eu gostaria de frisar aqui e colocar é que a gente não tem uma crise sistêmica, o que está acontecendo é um ajuste de mercado às condições que têm acontecido.
01:27Então, a gente, por exemplo, ao longo do ano passado, a gente teve uma série de influências que aumentaram os custos dos produtores.
01:34Então, a própria inflação, o aumento no câmbio da taxa de dólar, a maior parte dos insumos tem o preço vinculado em dólar.
01:42Ele explica ainda que maior parte desses produtores já estava em uma situação séria de endividamento.
01:50A maior parte dos produtores foram produtores que estavam muito alavancados, que os credores, mesmo assim, acabaram fazendo a concessão de créditos e agora estão sofrendo com a recuperação judicial.
02:02Eu sei que existe uma polêmica, né? Porque tem muitos produtores, e é verdade, a gente também vê, a gente vê alguns produtores que têm capacidade de pagamento, né?
02:12A gente vê isso porque não estão muito endividados em bancos, né?
02:15Porque têm capacidade de gerar caixa quando a gente olha para o câmbio e para a produção e que mesmo assim apelaram para uma recuperação judicial.
02:24Mas é importante dizer que são alguns casos, frente à maior parte deles, onde de fato são produtores que estão em dificuldades financeiras.
02:34Segundo os dados da Serasa, Mato Grosso é o estado que lidera com o número de pedido de recuperação judicial.
02:40Em seguida estão Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins.