Os deputados estaduais de São Paulo aprovaram nesta terça-feira (13) o aumento em 5% do salário do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), de seu vice, Felício Ramuth (PSD) e dos 25 secretários. Além disso, a Alesp aprovou o aumento do salário mínimo paulista, que passa de R$ 1.640 para R$ 1.804.
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/b8n5R0Y7H5Q
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A Alesp aprovou um aumento de cinco por cento para os salários de governador, vice-secretários.
00:06Já o salário mínimo paulista, esse vai para mil oitocentos e quatro reais.
00:11Os detalhes com Danúbia Braga.
00:14Com reajuste de cinco por cento, o governador vai ganhar trinta e seis mil e trezentos reais.
00:19O aumento nos vencimentos de Tarcísio corrige uma distorção.
00:23Em dezembro de dois mil e vinte e dois, os deputados estaduais aprovaram um aumento escalonado para eles mesmos, de trinta e sete vírgula três por cento ao longo de três anos.
00:34Desta forma, o salário de um parlamentar da Alesp saltou para trinta e quatro mil e setecentos reais neste ano, maior do que o de Tarcísio, que deveria ser o teto salarial estadual.
00:45O reajuste também eleva o teto do funcionalismo público, incluindo profissionais de educação e policiais, civis e militares.
00:53Há um impacto estimado de dezoito milhões de reais por mês, com um total de duzentos e trinta milhões de reais por ano, considerados os reflexos sobre aposentadorias e pensões, segundo estudo pedido pela presidência da Alesp.
01:07Para dois mil e vinte e cinco, levando em conta a vigência da lei a partir de junho, o impacto projetado é de cento e quarenta e quatro milhões de reais.
01:16O aumento do salário do governador ocorre em paralelo com o reajuste do salário mínimo paulista.
01:22O governo propôs aumentar o piso estadual de mil seiscentos e quarenta reais para mil oitocentos e quatro reais, um aumento de dez por cento, são quatro vírgula setenta e sete por cento de reposição inflacionária e cinco vírgula três por cento de ganho real.
01:36Para servidores que não recebam ao menos o piso de mil e oitocentos e quatro reais, com esse cinco por cento, foi aprovado outro projeto, que destinará um abono correspondente para que a remuneração alcance o novo salário mínimo.
01:51Ao todo, foram aprovados quatro projetos que versam sobre vencimentos.
01:57Com exceção do projeto que reajustou o salário do próprio governador, outros três tiveram tramitação celere na Assembleia.
02:04Chegaram à casa em cinco de maio enviados pelo Executivo.
02:08Nesta terça, o Colégio de Líderes decidiu pela convocação de um congresso de comissões.
02:14À noite, os projetos foram aprovados em plenário.