O podcast Política EM Pauta desta sexta-feira (25/7) trata sobre o estudo da Fiemg com a precisão de impactos do tarifaço de Trump para Minas e o Brasil.
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/ Twitter - https://twitter.com/em_com/ Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas /
00:00A proposta do tarifácio surgiu ideologicamente, tanto que aquilo que foi a justificativa técnica, ela até é questionada, porque o Trump alegou que o tarifácio seria para justificar um certo descompasso entre a economia, entre a política econômica, entre o Brasil e os Estados Unidos, sendo que os dados mostram que na verdade os Estados Unidos tem um superávit na balança comercial com o Brasil.
00:20A própria carta dele, como o Daniel está falando, a única parte que ele faz uma justificativa totalmente econômica, ela está errada.
00:31Então, as outras questões são questões discutíveis. Se o Brasil está interferindo na liberdade de expressão de empresas americanas aqui, por conta das redes sociais, das big techs, se o Brasil está fazendo uma caça às bruxas contra o Jair Bolsonaro.
00:47É complicado porque você está lidando com a imprevisibilidade de quem tomou a decisão baseada em questões alheias a toda a parte econômica.
00:56Ele também fala um pouco sobre a questão do PIX, por exemplo, dos meios de pagamento eletrônico, da pirataria, que, enfim, causa um atrito na relação comercial.
01:07Talvez, mas coisa pequena, né?
01:09E aí fica difícil negociar. Uma das coisas que o Roscoe também disse é que o governo brasileiro precisa tomar algumas medidas para proteger o mercado nacional.
01:20E aí o governo brasileiro já tentou acionar a OMC, mas é que talvez não se importe tanto com o que a OMC possa falar.
01:27Tem que ver qual é o poder da OMC nisso.
01:30E aí o governo brasileiro já tentou acionar a OMC.