Brasileiros marcaram presença as redes de Trump após ele impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, classificando o julgamento de Bolsonaro no STF como “caça às bruxas”.
A reação foi imediata e tomou conta dos perfis de Trump e Melania, com frases como “Respeite o Brasil” e “Viva o Brics”.
A carta de Trump enviada a Lula, criticando o Supremo e a retaliação, inflamou os comentários.
Brasileiros cobraram respeito e ironizaram a tentativa de Bolsonaro de usar Trump como apoio.
A ação, que cresceu em publicações recentes e antigas de Trump e Melania, mostra o descontentamento com a tarifa e a crítica à interferência americana.
Imagens: AFP Locução: Leo Lima
Acesse o site:
uai.com.br em.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
Siga o Portal UAI nas redes sociais: instagram.com/estadodeminas twitter.com/portalUai twitter.com/em_com
00:00A tarifa de 50% sobre produtos anunciada por Donald Trump provocou protestos virtuais de brasileiros nos perfis dele de Melania Trump.
00:08A medida foi acompanhada de carta Lula, na qual Trump chamou o julgamento de Bolsonaro no STF de caçar as bruxas e desgraça internacional.
00:15As redes foram rapidamente tomadas por comentários como Respeite o Brasil e O Brasil é Soberano,
00:21tanto em postagens recentes quanto antigas de Trump, incluindo temas em relação com a crise,
00:25como enchentes no Texas e até um audiobook lançado por Melania.
00:28A falta de novas postagens após o anúncio da tarifa, em 9 de julho, levou brasileiros a retomarem publicações antigas, mantendo o protesto ativo.
00:36Além da defesa de soberania, internautas criticaram Bolsonaro, pedindo sua prisão e ironizando a tentativa de articulação com Trump para suavizar o processo judicial.
00:45Para muitos, o gesto de Trump, alinhado a discursos bolsonaristas, foi interpretado como uma tentativa de interferência externa em instituições brasileiras.
00:53Na carta a Lula, Trump afirmou que o julgamento de Bolsonaro não deveria ocorrer e justificou a tarifa alegando a falta de reciprocidade no comércio,
01:01dizendo que 50% ainda são inferiores ao necessário para nivelar o campo.
01:06Enquanto Trump e Melania não comentam os protestos, os brasileiros seguem marcando presença até impostos sobre o 4 de julho e conflitos dos Estados Unidos com o Irã.
01:14Segundo o especialista Felipe Bocaiova, a imposição tarifária não tem relação direta com Bolsonaro,
01:19mas reflete o incômodo dos Estados Unidos com a sinalização do governo Lula de que o dólar seria desnecessário nos acordos do BRICS,