Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • hoje
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (10), que está disposto a negociar sobre a intenção dos Estados Unidos de impor novas tarifas sobre os produtos brasileiros, mas reiterou que seu governo avalia medidas de reciprocidade.

Reprodução/AFP

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:

Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#lula #trump #eua #tarifaço

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Em entrevista à TV Record, o presidente Lula afirmou nesta quinta-feira que está disposto a negociar sobre a intenção dos Estados Unidos de impor novas tarifas sobre os produtos brasileiros, mas reiterou que seu governo avalia medidas de reciprocidade.
00:13Nós não abriremos mão da reciprocidade. Enquanto isso, vamos tentar negociar. O mandato de um presidente só dura quatro anos. Daqui a pouco, quem sabe, tem outro presidente que quer negociar.
00:25É importante que ele entenda que aqui no Brasil, quem estabelece as regras é o Brasil.
00:32Lula enfrenta um desafio econômico inédito após o presidente americano Donald Trump anunciar na quarta-feira sobre taxas de 50% sobre as importações de origem brasileira.
00:43Lula já havia mencionado na noite de quarta-feira a lei de reciprocidade econômica em resposta às novas tarifas anunciadas por Trump, que devem começar a ser aplicadas em 1º de agosto.
00:52Aprovada em abril pelo Congresso, depois que o presidente republicano anunciou tarifas de 10% sobre importações brasileiras, a lei autoriza o Executivo a decidir sobre a suspensão de concessões comerciais, investimentos e obrigações relacionadas a direitos de propriedade intelectual.
01:08Ele acha que os Estados Unidos têm débito, como eu vi, não é verdade.

Recomendado