Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (22), parlamentares da oposição reagiram à decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de suspender reuniões de comissões durante o recesso. Para os oposicionistas, a medida é “ilegal” e “antirregimental”.
Reportagem: Bruno Pinheiro

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/nOzNOt0aS2o

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Após o Gumota proibir reuniões de comissões durante o recesso parlamentar, deputados da oposição criticaram a medida durante um pronunciamento na casa.
00:10Confira na reportagem de Bruno Pinheiro.
00:13O ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu não comparecer à Comissão de Segurança Pública na Câmara dos Deputados nesta terça-feira às 10 da manhã.
00:21Ele era guardado para uma homenagem, um regozijo, louvor sobre as ações de Jair Bolsonaro durante os quatro anos de governo.
00:30Antes das 10 da manhã, o Gumota assinou um ato da mesa dizendo que não estava autorizado realizar nenhum tipo de reuniões ou nem mesmo de comissões na Câmara dos Deputados diante do recesso parlamentar.
00:44O deputado Sostnes Cavalcante voltou a criticar este gesto do deputado Hugo Mota e também as medidas anunciadas pelo Supremo Tribunal Federal que foram impostas a Jair Bolsonaro.
00:58Nós estamos aqui cancelando uma reunião com um quórum convocada pelo presidente da comissão.
01:07A outra comissão não pôde ser aberta porque não teve quórum.
01:10E nós temos uma decisão ilegal, antirregimental do presidente Hugo Mota.
01:19O que diz o regimento dessa casa?
01:23O presidente em exercício desde a viagem dos dois, que é só a imprensa e toda a assessoria vendo os anais da casa, é o segundo vice-presidente, Elmar Nascimento.
01:35A única decisão que nós deveríamos submeter no dia de hoje era pelo presidente em exercício.
01:45Então, esta decisão do presidente Hugo Mota, quero deixar clara, ela é antirregimental e ilegal.
01:52Em entrevista a Jovem Pão, o senador Wellington Fagundes, líder do Bloco Vanguarda no Senado Federal e membro da Comissão Mista de Orçamento,
02:01explicou que o recesso não poderia estar acontecendo, já que a lei de diretrizes orçamentares ainda não foi analisada pelo Congresso Nacional.
02:11É o que diz o regimento do Congresso Nacional.
02:15Se a LDO não for analisada, não tem como autorizar o recesso.
02:20Não se pode ter recesso sem votar a LDO.
02:25Então, agora inventaram essa história do recesso branco.
02:28E, claro, a situação de crise que vive o país hoje, tanto política como também nas relações exteriores, é muito grande.
02:37Por isso, inclusive, no dia 10 eu fiz também uma manifestação ao presidente Davi para que não tivesse recesso no Senado.
02:44E, claro, o presidente Davi, presidente do Congresso, ele teria condições também de definir pelo Congresso como um todo.
02:52Mas, num entendimento, o presidente da Câmara definiu que tem recesso, o presidente do Senado que tem também recesso.
03:01E o pior, viemos aqui, e eu quero elogiar os nossos deputados federais, mais de 50 deputados federais liderados pelo líder Sóceres, é aqui neste momento, para funcionar pelo menos a comissão que o PL é presidente.
03:16E nem isso o presidente da Câmara permitiu.
03:20Os parlamentares que retornaram de seus estados, cerca de 50 deputados, ainda seguem aqui na capital federal.
03:27Reuniões e várias decisões que serão tomadas sobre as subcomissões que foram anunciadas pelo deputado Sócrates Cavalcante na última semana.
03:37A expectativa é de intensificar uma comunicação nas redes sociais, de aumentar a mobilização de apoiadores de Jair Bolsonaro e de encher essas manifestações que estão sendo convocadas para acontecerem neste final de semana e ao longo do mês de agosto.
03:56Com Jair Bolsonaro sem as redes sociais, a expectativa desses parlamentares é de levarem a mensagem de Jair Bolsonaro.
04:05De Brasília, o Bruno Pinheiro.

Recomendado