Os Estados Unidos decidiram se retirar da Unesco, por suas posições contra Israel. A informação divulgada nesta terça-feira foi criticada pela agência cultural e educacional da ONU, conhecida por designar Patrimônios da Humanidade.
MADELEINE PRADEL, SUZANE DE OLIVEIRAAFPTV / DC POOLAFP
00:00O governo dos Estados Unidos anunciou sua saída da Unesco nesta terça-feira por considerar que a Agência Cultural e Educacional da ONU, conhecida por designar patrimônios da humanidade, é tendenciosa contra Israel e promove causas divisivas.
00:17Uma porta-voz do Departamento de Estado afirmou que permanecer na Unesco não é do interesse nacional dos Estados Unidos.
00:24Tammy Bruce descreveu a Unesco como uma entidade que promove causas sociais e culturais divisivas e que se concentra excessivamente nos objetivos de sustentabilidade da ONU.
00:37Também questionou o fato de a Unesco ter admitido a Palestina como um Estado.
00:41Em 2017, durante sua primeira presidência, Donald Trump também ordenou a retirada dos Estados Unidos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura,
00:52Unesco na sigla em inglês.
00:55Seu sucessor, Joe Biden, reestabeleceu a adesão dos Estados Unidos posteriormente.
01:00A diretora-geral da agência, Audrey Azulay, lamentou profundamente a decisão, mas afirmou que a medida já era esperada e que a Unesco se preparou para isso.
01:10A organização descreve sua missão como a promoção da educação, cooperação científica e compreensão cultural.