Segundo o presidente da Embraer, as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros podem causar prejuízos semelhantes aos enfrentados durante a pandemia de covid-19, quando a empresa teve queda de 30% na receita e reduziu em 20% seu quadro de funcionários. Reportagem: Beatriz Manfredini
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/Ao4b-VJgEas
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Seguimos movimentando a reportagem da Jovem Pan essa manhã e mais uma vez os reflexos a respeito do tarifácio proposto por Donald Trump.
00:07A Embraer, ela estima que esse novo tarifácio do Trump pode gerar um impacto similar ao da pandemia da Covid-19.
00:16Beatriz Manfredini está de volta, explica pra gente essa situação que a Embraer tem chamado aí de nova Covid. Pois não, Bia?
00:23Pois é, Nonato, a Embraer é a terceira maior fabricante de aeronaves no mundo, atrás apenas da Airbus e também da Boeing.
00:35E prevê já, então, impactos bastante grandes agora a partir dessas tarifas a partir do dia 1º de agosto.
00:44Eles disseram que na pandemia da Covid-19 eles tiveram, como companhia, uma queda de cerca de 30% da receita.
00:52E com isso precisaram reduzir em 20% o quadro de funcionários.
00:57E a estimativa, então, é que com essas novas tarifas impostas pelos Estados Unidos, eles cheguem novamente a esse patamar.
01:05De acordo com a Embraer, o tarifácio deve elevar o preço de cada avião enviado aos Estados Unidos em 50 milhões de reais.
01:14Isso quer dizer que até 2030 o impacto somente em taxas deve ser de 20 bilhões de reais.
01:22De acordo, então, com a companhia, essa alteração nos preços deve gerar, olha, o cancelamento de pedidos, a postergação de entregas, a revisão do plano de produção, a queda da geração de caixa e também a redução de investimentos.
01:37Hoje, as exportações da Embraer para clientes norte-americanos representam 45% da produção de jatos da empresa e 70% dos jatos executivos da companhia.
01:51E aí, então, de acordo com o próprio CEO da Embraer, essa taxa pode inviabilizar o envio de aeronaves para os Estados Unidos.
02:00Inclusive, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o CEO da Embraer, o Francisco Gomes Neto, diz que ele rejeita a ideia de uma possível retaliação do Brasil aos Estados Unidos por conta dessa taxa.
02:13Ele defendeu uma negociação, disse que uma retaliação pode piorar o cenário.
02:18Então, ele, junto com outros empresários, apresentaram, na última quinta-feira, ontem, né, para o ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin, ali, uma proposta de negociação e é isso que ele defende.
02:30Ele quer, né, que as tentativas de negociação com os norte-americanos se esgotem antes de qualquer outro tipo de movimentação do Brasil, Nonato.
02:41É isso, um valor bem significativo, né, quando ele fala em custo extra de 2 bilhões ao ano.