Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
Fábio Piperno analisa a declaração do presidente Lula (PT), que chamou Jair Bolsonaro (PL) de "falso patriota" por sua postura na crise das tarifas com os EUA, e se a relação do ex-presidente com Donald Trump pode beneficiar Lula nas eleições 2026.

Assista à íntegra: https://youtube.com/live/rQNoqtyzv7I

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Ô, Fábio Piperno, você entende que esse discurso do presidente Lula, de que Bolsonaro seria um falso patriota ao se abraçar na bandeira americana,
00:08ao se abraçar a Donald Trump, ao procurar arrego de Donald Trump, chega da maneira que o presidente Lula gostaria para as pessoas que ele quer comunicar essa mensagem?
00:18Bom, Ivandro, você testemunha aqui que eu faço alerta sobre isso, mas desde que o Trump venceu a eleição,
00:25quando eu brincava aqui que a turma que usava o bonezinho vermelho no futuro pode pagar por isso, pode vir a ter que dar explicações,
00:35isso era algo para mim muito evidente, por quê? Porque em algum momento esses políticos teriam que se justificar com empresários,
00:47e veja, a gente está falando de empresários importantes, empresários, né, enfim, batalhadores, as coisas não caem do céu para um empresário que prosperou,
00:56para alguém do agronegócio que montou, né, grandes empresas.
01:01Então, ontem, ontem, antes de ontem, estava lendo no valor econômico, por exemplo, o grupo Heisen vendeu lá uma das suas usinas por um bilhão,
01:09enfim, para outro grupo. Muito bem, aí o sujeito vai lá e investe um bilhão e, de repente, o etanol recebe uma taxação, enfim, adicional.
01:20Ora, como é que você vai usar o bonezinho de campanha, dar um abraço e tal, no sujeito que está impactando a economia dessa forma?
01:29Então, naquele momento, erraram. Quando fazem a defesa do presidente Trump hoje, eles estão, na verdade, se tornando os inimigos com quem Lula sempre sonhou.
01:41Isso está caindo, mas de bandeja para ele. Então, Bolsonaro vai, com esses seus atos muitas vezes treslocados, vai se tornando praticamente um cabo eleitoral do presidente Lula.
01:53Então, quanto mais ele se agarra à figura de Trump, cada vez mais impopular aqui no Brasil, é óbvio que ele vai dar mais argumento para o outro lado.
02:03Eu nem vou entrar no campo das retóricas bastante acirradas e cada vez mais, enfim, beligerantes dos dois lados, porque isso é próprio de políticos em conflito.
02:14O fato é que, do ponto de vista estratégico, esses políticos do bonezinho vermelho erraram.
02:22Eu brincava aqui, falava da turma do Jacatura, aquele bando de deputados que foi lá assistir a posta do presidente Trump, passaram o frio e tiveram que assistir a posta do telão porque não conseguiram entrar.
02:34Muito bem, tem um vídeo, eu não sei como não resgataram ainda, mas tinha um vídeo lá da Carla Zambelli, Van Hattem e tal, dançando numa festa lá, o som de tchê-tire-tchê-tchê, para comemorar a posta do Trump.
02:45Isso é uma munição que vale ouro para o outro lado.

Recomendado