O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) divulgou um relatório com recomendações para tornar mais respeitosas e humanizadas as abordagens a pessoas em situação de rua. Elaborado por 12 promotores, o documento orienta as forças de segurança a evitarem o uso de armas para intimidar essa população e destaca a importância de garantir dignidade durante as ações policiais. Reportagem: Matheus Adan
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/eagrbQvnJU0
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Hora de movimentarmos a nossa reportagem ao vivo, porque tem um relatório do Ministério Público de Santa Catarina
00:06que orienta as forças de segurança sobre abordagens humanizadas a pessoas em situação de rua.
00:13Nós vamos ao vivo até Criciúma, o repórter Matheus Adam traz as informações aqui pra gente.
00:18Matheus, uma das recomendações, inclusive, tá ligada ao uso de armas, né? Bom dia pra você, bem-vindo.
00:24Bom dia, Donato, bom dia a todos que estão ligados aqui no Jornal da Manhã, na Jovem Pan, na Rádio Jovem Pan, isso mesmo, né?
00:33A recomendação do Ministério Público é para que evite o uso de armas para intimidar ou até mesmo constranger essa população em situação de rua.
00:45Segundo o relatório, né? Baseado em 13 municípios catarinenses escolhidos por concentrar a maior parte dessa população registrada no Cádio Único até março deste ano.
00:57O relatório foi feito por um grupo composto por 12 integrantes daqui do Ministério Público de Santa Catarina.
01:04Conforme o órgão, Donato e ouvintes, o objetivo é a troca de experiências, análise de boas práticas e proposição de recomendações para atuação em todo o estado de Santa Catarina.
01:16O Ministério Público ainda disse que a 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital vai abrir um inquérito civil para apurar como as abordagens a pessoas em situação de rua
01:27vêm sendo realizadas em todo o estado.
01:31A Polícia Militar disse em nota, né?
01:34Ainda que continua, né?
01:37A Polícia Militar de Santa Catarina continuará atuando de forma colaborativa com as instituições de assistência social, com as prefeituras
01:44e observando as suas atribuições de manter a segurança dos cidadãos catarinenses.
01:49A Polícia Militar de Santa Catarina tem procedimentos operacionais padronizados que seguem a legislação em vigor e os direitos humanos, inclusive de como abordar pessoas.
02:01Os policiais são orientados por critérios técnicos, legais e éticos em toda e qualquer abordagem, segundo nota da Polícia Militar aqui do estado de Santa Catarina,
02:12com relação a essas abordagens que o Ministério Público recomenda que seja feita de forma diferente ou até mesmo que estão sendo feitas observações.
02:21Viu, Leonardo?
02:22Certo, vamos acompanhar e ver se efetivamente isso se comprova na prática.