O Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar as opções de contracepção com a inclusão do Implanon, um implante subcutâneo de longa duração que será distribuído gratuitamente para mulheres no Brasil.
Atualmente, o DIU de cobre é o único método de longa duração ofertado pelo SUS. Embora também eficaz, ele pode não ser apropriado para todas as usuárias.
O Implanon é uma alternativa prática, segura e com hormônio. Sua eficácia dura até três anos, após os quais o implante pode ser retirado com facilidade. Se a mulher desejar, um novo pode ser colocado, e a fertilidade retorna rapidamente após a remoção.
A novidade foi anunciada pelo Ministério da Saúde, com base em parecer da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), e a expectativa é que o método esteja acessível no segundo semestre de 2025.
Uma portaria será publicada para formalizar a medida. Depois disso, o SUS terá até 180 dias para iniciar a distribuição, incluindo aquisição de materiais, capacitação de profissionais e revisão de diretrizes clínicas.