Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 06/07/2025
Entre pernaltas, batuques e muitas cores, o quarto e último domingo do Arrastão do Pavulagem 2025 reuniu milhares de brincantes em Belém. O encerramento contou com o plantio simbólico de mudas de ipê no Arraial da Floresta, cortejo com bois tradicionais e comitiva inclusiva, além de shows com artistas da cultura popular. Entre os participantes, o pernalta Luís Henrique Xavier destacou a emoção de integrar o cortejo, a percussionista estreante Natália Rocha se encantou com a energia do maracá, e a aposentada Rosângela Botelho celebrou a inclusão de pessoas com deficiência. A festa também reforçou o compromisso ambiental, arrecadando mais de 3 toneladas de recicláveis e promovendo o Re x Pa da Reciclagem, que uniu torcidas rivais em nome do meio ambiente.

REPORTAGEM: Eva Pires
IMAGENS: Ivan Duarte

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Música
00:30É uma alegria assim, que não tem tamanho, né? Porque a gente vem pra cá, aí tem toda uma preparação, nós somos um dos primeiros a chegar do batalhão, porque tem que fazer maquiagem, tem que se alongar, então tudo isso gera um cansaço, né?
00:48Mas quando a gente chega aqui, que a gente encontra todo mundo arrumado, todo mundo em pé, aí dá uma sensação muito boa, sabe? Uma energia positiva. Então todo mundo fica muito alegre, muito feliz, e aí a gente consegue levar a cultura popular pra pessoas comuns, assim, do dia a dia, né? Então é muito legal fazer isso.
01:06O preparativo pra estar hoje aqui nesse último instante é por uma ansiedade muito grande, né? Porque por mais que a gente já esteja há muito tempo aqui, sempre o último é um som de despedida, porque daqui a só um ano de novo.
01:19Então a gente tem que se preparar bastante, no fim, sem ansiedade, porque por mais que eu falei que a gente esteja aqui já há muito tempo, sempre a ansiedade toma conta, mas a gente leva legal.
01:29Eu acho que eu não tô preparada ainda, mas já imaginando que vai vir muitas lágrimas no final, principalmente no show depois, que é tudo muito emocionante.
01:39Mas todo o percurso, todo o cortejo, os ensaios da sua piscina, então pra chegar agora no final, eu acho que é muito...
01:48Eu acho que eu não tô preparada ainda, sabe? Acho que, sei lá, semana que vem já não vai ser mais.
01:53É a nossa primeira vez aqui no Arraial, e a gente veio pelas redes sociais, o pessoal comentando, mostrando, e a gente resolveu vir com eu e meus filhos pra conhecerem, né?
02:04Que a gente mora aqui, é de Belém, tudo, e a gente não conhece o Arraial.
02:08Ah, e agora eu tô adorando, tudo lindo, colorido, vibrante, as pessoas têm divertido, a gente tá adorando.
02:14Sinto-me sim, e ver que ele abraçou a causa, né, abrindo espaço pra todas as nossas piscinas.
02:22Emocionante, porque hoje vai ser o último dia, né, que já que fosse o ano todo.
02:29Vai ser o último Arraial, o último que a gente fala durante o ano, porque arrastando populagens em todos os anos, cultura popular também, existe todos os anos.
02:40O destaque desse cortejo derradeiro é que a gente, no começo de tudo, né, de construção dos cortejos, a gente fica a bandeira de São João,
02:50e esse momento, o momento de uma fulminância, a gente é fecha, né, que inclui quatro cortejos, e a gente tá celebrando o encerramento de um ciclo, né,
03:01o ciclo desse ano, o Arraial da Floresta, fizemos o plantio da hora de manhã, as alertadas de Alves do Arraial,
03:07E é isso, é o goi de São Caetano que veio também, outra novidade, e a gente quer a cada ano trazer pra que o pessoal do Arraial possa acontecer,
03:17a nossa cultura também de pé, o Arraial está, mas é muito bonito.
03:21A gente vai lá, vai, vai, vai!
03:24A gente vai lá, vai!
03:26A gente vai lá, vai!
03:32Legenda por Sônia Ruberti

Recomendado