00:00Na astrologia, é muito comum nós ouvirmos que algum planeta entrou em movimento retrógrado, não é?
00:07Mas o que isso significa em termos científicos?
00:11O mês de julho pode nos ajudar a explicar. Vamos ver.
00:18Não é apenas Mercúrio que passa pelo fenômeno popularmente chamado de movimento retrógrado.
00:26E no mês que se inicia esta semana, isso vai acontecer com dois outros mundos do sistema solar, Netuno e Saturno.
00:37Dizemos que um planeta entrou em movimento retrógrado, quando visto da Terra, ele parece parar e começar a se mover para o oeste no céu,
00:49em vez de seguir o trajeto habitual de leste para o oeste.
00:53Esse recuo é apenas uma ilusão de ótica, causada pelas diferenças entre a órbita da Terra e a do planeta em questão.
01:03Quando o planeta volta a se mover na direção normal, ou seja, de leste para o oeste, dizemos que o movimento retrógrado terminou.
01:14Mercúrio entra em movimento retrógrado com mais frequência, porque tem a órbita mais curta ao redor do Sol e, portanto, passa pela Terra mais vezes ao longo do ano.
01:27A animação que você vê agora ilustra bem essa ilusão de ótica, com a flecha mostrando a linha de visão da Terra para um planeta,
01:39e o diagrama à direita mostrando o aparentemente movimento do objeto através do céu pela nossa perspectiva de visão.
01:49De acordo com o guia de orientação astronômica in the sky.org, a inversão de direção de Netuno começa no fim da tarde desta sexta-feira.
02:02Ele então retorna ao sentido normal no dia 10 de dezembro.
02:07Já o movimento retrógrado de Saturno, segundo a plataforma, se inicia na madrugada do dia 13, com o planeta dos anéis voltando à trajetória regular no dia 28 de novembro.