O Programa Escolas Baseadas na Natureza quer aproximar o ensino da temática ambiental, incentivando soluções locais para os desafios da crise climática. A iniciativa premiará cinco escolas por ano com R$ 100 mil cada para melhorias na infraestrutura, além de oferecer mentoria pedagógica e consultoria especializada em arquitetura escolar sustentável. No quadro JP Sustentável desta sexta-feira (30), a comentarista Patrícia Costa analisou o assunto. Reportagem: Patrícia Costa
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/qFo0dVIY5e8
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Termina hoje o prazo para inscrição no projeto Escolas Baseadas na Natureza, que vai premiar ações ambientais com até 100 mil reais.
00:18A iniciativa quer conectar educação, meio ambiente e qualidade de vida dentro e fora da sala de aula, como explica a Patrícia Costa no quadro Jovem Pan Sustentável.
00:30O projeto Escolas Baseadas na Natureza quer transformar o espaço escolar num laboratório vivo de educação ambiental.
00:37A ideia é usar a própria natureza para enfrentar os efeitos da crise climática.
00:42Entre as soluções que poderão ser financiadas estão jardins de chuva para conter alagamentos, hortas comunitárias, telhados verdes, recuperação de áreas degradadas e reuso da água.
00:54Cada escola selecionada poderá receber até 100 mil reais.
00:58A iniciativa é liderada pelo Instituto Alana.
01:01Mais de 500 escolas já demonstraram interesse e o prazo para inscrições vai até o dia 30 de junho.
01:07Mas mais do que verba, o projeto quer mudar o jeito de ensinar.
01:11Integrar o cuidado com o meio ambiente ao currículo escolar e ao cotidiano dos alunos.
01:16Um modelo que conecta a educação, saúde pública e justiça climática, especialmente em áreas vulneráveis, onde os impactos da mudança do clima são mais severos.