00:00Bem-vindos ao Boletim a Mais com as principais notícias da manhã e no caso da edição de segunda-feira também com o que aconteceu de importante no fim de semana.
00:16No sábado tivemos a notícia da morte prematura de Gustavo Bebiano, o ex-ministro da Secretaria-Geral de Jair Bolsonaro.
00:22Bebiano que deixou o governo logo no início, depois de uma briga pública com o Jair Bolsonaro, com seu filho Carlos Bolsonaro, ele passou a fazer oposição, se tornou uma das vozes críticas ao governo e estava articulando o lançamento da sua candidatura para a Prefeitura do Rio de Janeiro pelo PSDB.
00:40Bebiano, segundo a família, passou mal na madrugada de sábado, por volta de quatro e meia da manhã, ele estava em seu sítio em Teresópolis, caiu no banheiro, foi levado ao hospital, tentaram reanimá-lo, mas não foi possível.
00:54O ML confirmou a morte por infarto fulminante. Bebiano deixou uma carta escrita a Jair Bolsonaro, ela foi escrita logo após a demissão e desde então ele deixou essa carta com alguns amigos com a orientação de que ela só fosse divulgada caso acontecesse alguma coisa com ele.
01:13Então nós obtivemos cópia deste texto e publicamos a íntegra dele ontem no site. No texto o Bebiano não traz nenhum tipo de denúncia contra o Bolsonaro, apenas faz um desabafo, diz que nunca traiu o Jair Bolsonaro e pede ao presidente para que rompa com esta espiral de ódio que segundo ele pode fazer o país
01:40e aí todo esse embate político não ter um bom resultado, não vai acabar bem segundo o Bebiano. O Bebiano nesta carta, ele que era espírita, ele faz então essa leitura dizendo que o Carlos ele é um ser obsessor, ele estava aí, ele diz o seguinte, o Bolsonaro está obsediado pelo próprio filho, o Carlos ele precisa de ajuda.
02:10Segundo o Bebiano, por melhores que possam ser as circunstâncias, Carlos Bolsonaro continua odiando e sofrendo e mesmo o senhor tendo alcançado o objetivo de ser eleito, ele permanece odiando, aprendeu a ser assim e não sabe fazer de outra forma e o senhor tem alimentado esta situação e isso só vai mudar quando o senhor reconhecer a verdade.
02:31O ex-ministro também disse o seguinte, reconheça seus erros para si próprio, faça um profundo exame de consciência, limpe o seu coração, recupere o Carlos pelo seu exemplo, ele vai aprender, ele é um bom garoto, só precisa da sua ajuda.
02:47Então o Bebiano deixou estas palavras aí para o Bolsonaro e caso você tenha interesse, está disponível no site e também no meu Twitter, arroba Claudio e Dantas, Claudio e Dantas.
03:02Bom, no domingo tivemos então as polêmicas manifestações, por que polêmicas? Polêmicas por causa do coronavírus, muita gente criticou essas manifestações, muita gente disse que não era, inclusive o próprio presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em cadeia nacional na semana passada desestimulando essas manifestações.
03:26Na declaração que ele fez pública, o Bolsonaro disse o seguinte, o governo está atento para manter a evolução do quadro sob controle do quadro do coronavírus, é provável que o número de pacientes aumente nos próximos dias, idosos principalmente, e há recomendação para que evitemos grandes concentrações populares, queremos um povo zeloso com a coisa pública, mas jamais podemos colocar em risco a saúde da nossa gente.
03:54Os movimentos espontâneos demonstram o amadurecimento da democracia e precisam, no entanto, mais precisam ser repensados. A saúde de nossos familiares precisa ser preservada.
04:06Apesar dessa declaração pública, Jair Bolsonaro ontem foi às ruas, inclusive tweetou vídeos das manifestações, manifestações que reuniram apoiadores em algumas cidades, e aqui também em Brasília, ali na frente do Palácio do Planalto, ele resolveu descer e cumprimentar os manifestantes.
04:28Tirou selfies, fez ali alguns discursos e posou com a bandeira do Brasil, enfim, cumprimentou os manifestantes.
04:39Então, muita gente não entendeu o Bolsonaro que, na semana passada, pediu para que as manifestações fossem repensadas por causa do coronavírus,
04:48e ontem saiu ao público, inclusive fazendo, interagindo com os manifestantes, apesar de tudo, apesar de todos os alertas.
05:01O Bolsonaro depois deu uma entrevista, hoje, ao da Atena, dizendo o seguinte,
05:06Agora, se eu resolvi apertar a mão do povo, escute aqui, eu não convoquei o povo a ir às ruas, isso é um direito meu, afinal de contas, eu vim do povo.
05:24Disse também o seguinte,
05:25O Bolsonaro também, numa entrevista à CNN, ontem à noite, desafiou aqui o Maio Columbre a saírem às ruas.
05:46Disse o seguinte,
05:47Gostaria que eles saíssem às ruas, como eu.
05:50Prezado Davi Alcolumba e prezado Rodrigo Maia querem sair às ruas, saiam às ruas e vejam como vocês são recebidos, tá certo?
05:59Bom, Bolsonaro também disse o seguinte, para Reuters,
06:03Se a economia afundar, afunda o Brasil.
06:06Se afundar a economia, acaba com o meu governo.
06:08É uma luta de poder.
06:11E ele, então, antecipou que vai se reunir com Paulo Guedes para discutir as medidas emergenciais.
06:16Nós antecipamos na semana passada e que novas medidas devem ser divulgadas ainda hoje.
06:21Bom, Rodrigo Maia, em áudio aos deputados, disse que é necessária a votação de medidas para combater o coronavírus, para enfrentar o coronavírus.
06:36Só que ele só vai reunir, então, os deputados no plenário quando houver um acordo.
06:41Então, enquanto não houver um acordo, ele não vai reunir de forma desnecessária, justamente por causa do risco de contágio.
06:50E, ainda pela manhã, tivemos aí um circuit breaker em Wall Street, com o Dow Jones suspenso em menos de um minuto de pregão,
06:59depois de uma queda brutal de 9,71%.
07:02Aqui no Brasil também, Bovespa também entrou em circuit breaker depois de uma queda de 12,53% do Ibovespa.
07:10E o dólar abriu o pregão aí, cotado a R$4,98.
07:15Então, a situação é essa.
07:17Ao longo do dia, nós vamos continuar trazendo informações sobre o coronavírus, medidas que estão sendo tomadas pelo governo,
07:24tanto o federal como os estaduais, municipais, outras autoridades.
07:28Então, não perca nada da nossa cobertura frenética em um antagonista.com
07:33e também com conteúdo exclusivo no nosso aplicativo a mais.
07:37Eu vejo vocês mais tarde no Momento Antagonista.