Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 19/06/2025
O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), recebeu os ministros Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, e Rui Costa, da Casa Civil, para um almoço na residência oficial do Senado. O encontro ocorre após uma série de derrotas do governo Lula no Legislativo e busca reforçar a articulação política do Planalto com o Congresso.
Reportagem: André Anelli

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/eCy7GHWrTkE

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Isso aí, vamos aos nossos destaques de Brasília, depois de derrotas do governo no Congresso, os ministros da Casa Civil, Rui Costa e de Relações Internacionais, Gleisi Hoffmann, se reuniram com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
00:13Quem traz as informações é o André Anelli.
00:15A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, não tem o objetivo de barrar o avanço da CPMI, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, mas sim de mitigar os danos que o colegiado pode causar ao governo.
00:33As articulações tratadas na reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nesta quarta-feira, são agora no sentido de garantir que a oposição não assuma totalmente a narrativa das apurações dos desvios nas aposentadorias e pensões.
00:50O senador Omar Aziz é o mais cotado para assumir a presidência do colegiado, enquanto os governistas defendem a relatoria da deputada Tabata Amaral.
01:00Uma das estratégias da base de apoio do presidente Lula vai ser a repetição de que as fraudes tiveram início no governo Bolsonaro e foram finalizadas no atual governo, apesar de o ministro Carlos Lupe ter engavetado as denúncias quando foi informado a respeito.
01:18Outra derrota do governo, além da CPMI, foi a aprovação da urgência do decreto que pode derrubar os aumentos no Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF.
01:30O governo quer usar o período de feriado e de festas juninas com esvaziamento aqui do Congresso para tentar retomar o fôlego e negociar a manutenção do decreto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
01:43Para atingir esse objetivo, um fluxo maior de emendas parlamentares deve ser liberado nos próximos dias, além de muita conversa com lideranças.
01:54Além disso, a coordenação política do Planalto tenta minimizar os efeitos da derrubada do veto imposto pelo presidente Lula a diversos dispositivos da lei que regula investimentos em energia eólica offshore.
02:08De acordo com a Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres, essa medida pode resultar em um acréscimo de R$ 197 bilhões na conta de luz até o ano de 2050.
02:24De Brasília, André Anelli.
02:28De acordo com a Associação dos Grandes Consumidores Livres, essa medida pode resultar em um acréscimo de R$ 197 bilhões na conta de luz até o ano de 2050.

Recomendado