Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • há 5 dias
A ANP concedeu 19 blocos petroleiros na foz do Rio Amazonas por R$ 844 milhões. Ambientalistas criticam duramente a exploração de hidrocarbonetos em águas profundas no oceano Atlântico perto do rio emblemático que corta a floresta Amazônica.

Leia mais em: https://www.em.com.br/internacional/2025/06/7176091-anp-concede-19-blocos-petroleiros-na-foz-do-amazonas-por-rs-844-milhoes.html

Reprodução/AFP

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:

Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#noticias #brasil #rioamazonas

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP, concedeu nesta terça-feira a exploração de blocos petroleiros na foz do Rio Amazonas a quatro multinacionais, em um leilão duramente criticado por ambientalistas.
00:17Cerca de 30 empresas, entre elas as maiores do setor, como Shell, Equinor, ExxonMobil, Total e Petrobras, participam do leilão, realizado em um hotel na zona oeste do Rio de Janeiro.
00:28Uma centena de manifestantes se concentrou desde cedo em frente ao local.
00:33Dezenove dos 47 blocos petroleiros, localizados na bacia da foz do Amazonas, foram arrematados por R$ 844 milhões por dois consórcios,
00:45um formado pela Petrobras e pela americana ExxonMobil, e outro pela também americana Chevron e pelo grupo chinês CNPC.
00:53Esta área de exploração em águas profundas no Oceano Atlântico está situada perto da foz deste rio emblemático,
01:00que corta a maior floresta tropical do planeta, crucial na absorção dos gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global.
01:09Também chamada de margem equatorial, esta área é considerada a nova fronteira energética no Brasil.
01:16As empresas foram chamadas a apresentar ofertas para obter concessões de exploração de hidrocarbonetos em 172 blocos,
01:26a maioria offshore, que depois deverão passar pelos controles do Ibama, que concede as licenças para a operação efetiva.
01:34As críticas dos ambientalistas se concentram, sobretudo, nos 47 blocos situados na bacia da foz do Amazonas.

Recomendado