Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 16/06/2025
O embate entre Israel e Irã se agrava, com relatos de 248 mortos e a escalada da tensão no Oriente Médio. Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, promete acabar com os líderes iranianos em resposta.

Assista na íntegra: https://youtube.com/live/m0CiTCKpOf4

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no X:
https://x.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#OsPingosnosIs

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Pois é, seguimos trazendo as muitas análises em relação a esse conflito que entrou no quarto dia nesta segunda-feira, já está no quinto lá no Oriente Médio, madrugada em Israel, agora uma da manhã e vinte e oito minutos.
00:15A gente segue monitorando, inclusive com imagens ao vivo de Tel Aviv, teve um anúncio há algumas horas, a Guarda Revolucionária do Irã anunciando ataques e bombardeios ininterruptos durante a madrugada.
00:32Inclusive as cidades que deverão receber esses bombardeios, Tel Aviv, que é a principal cidade, a mais populosa, o centro financeiro de Israel e também Raifa, que é uma cidade litorânea, uma cidade portuária, ao norte, bem ao norte do país, mais próxima ao Líbano, cidade muito bonita.
00:50Inclusive a gente está acompanhando, monitorando a nossa produção, inclusive, verificando todas as informações nas agências internacionais e também as atualizações feitas pela defesa de Israel.
01:06Quero fazer mais um giro com os nossos comentaristas, começar essa rodada com o Luiz Felipe Dávila, para trazer esse ponto que foi destacado pelo professor que conversou com a gente há pouco.
01:17Dávila, sobre os caminhos possíveis para colocar um ponto final nessa guerra, porque há uma leitura de alguns analistas, inclusive norte-americanos, de que com o passar do tempo, com o enfraquecimento do exército iraniano, vão precisar pensar em uma saída e talvez a saída diplomática seja uma alternativa que ganhe força nesse momento.
01:39Só que é preciso também observar quem são os mediadores e de que maneira Israel vai se comportar a partir de uma movimentação de uma peça como essa do Irã, né Dávila?
01:51É verdade, Caniato, o professor Augusto colocou um ponto muito importante.
01:58O Irã tem pressa em chegar a um acordo de paz para tentar salvar o governo e parte do seu programa militar.
02:05Israel tem pressa para continuar os ataques, aumentar a sua vantagem militar e aí sim ir à mesa negociar com o Irã muito mais fragilizado e com muito menos opção diplomática para negociar.
02:24Ou seja, é claro que a intenção do governo de Israel é acabar definitivamente com a possibilidade do Irã desenvolver um programa nuclear.
02:36E de fato, este é o objetivo não só de Israel, como de todo mundo no Oriente Médio.
02:44Todos os países do Oriente Médio não querem ver o Irã com armas nucleares.
02:49Então, é como eu disse aqui no começo do nosso comentário, o Israel está fazendo o trabalho que interessa a todas as nações do Oriente Médio e que interessa ao mundo.
03:03Mas, infelizmente, a diplomacia fracassou e restou a utilização da força.
03:10Por isso, esse descompasso entre a vontade do Irã de rapidamente terminar a guerra e a vontade de Israel de aproveitar a sua vantagem militar para conquistar mais espaço
03:25e fazer com que o Irã mais debilitado volte à mesa de negociação é, sim, um descompasso que vai existir.
03:34E Estados Unidos, Rússia, Turquia e todos os demais países que querem ajudar na mediação vão ter de lidar com esse período de incerteza.
03:44Mas é uma incerteza que cada um tem um objetivo muito claro.
03:47Pois é, recebendo também as pessoas que nos acompanham pelas emissoras de rádio espalhadas por todo o Brasil,
03:55todas as atualizações referentes ao conflito entre Israel e Ira.
04:00Chamando os nossos comentaristas os principais pontos que precisam ser debatidos,
04:06recebendo convidados especiais e também acionando a nossa reportagem.

Recomendado