00:00A parceria pode transformar o Brasil em um pilar das operações da ByteDance, empresa dona do TikTok nas Américas.
00:07Destaque para o Bruno Meier.
00:09A chinesa ByteDance, a dona do TikTok, avalia desenvolver um data center do Brasil.
00:18Essa negociação envolve um centro de dados de 300 megawatts que poderá eventualmente ser ampliado para 900 megawatts em uma segunda fase.
00:29A ByteDance não atuaria sozinha.
00:32Ela tem negociado uma parceria com a Casa dos Ventos, uma produtora de energia renovável localizada no complexo portuário de Pecém, no Ceará, segundo informações da agência Reuters.
00:45Essa parceria faria do Brasil um pilar das operações da ByteDance no Ocidente.
00:51A companhia anunciou planos em fevereiro de investir 8 bilhões e 800 milhões de dólares em data centers na Tailândia nos próximos cinco anos.
01:02O complexo portuário de Pecém é visto como um local bom para data centers brasileiros por conta das estações de aterrissagem de cabos submarinos próximos e também a concentração de geração de energia renovável na região.
01:20Os investimentos bilionários em centros de dados no mundo ocorrem pela aceleração do uso da inteligência artificial, porque junto desse uso frenético de AI é preciso aumentar a capacidade de processamento.
01:37E isso leva a uma corrida pela construção de novos data centers.
01:43Analistas de mercado dos Estados Unidos, inclusive, classificam os investimentos na construção de data centers como a classe de ativos mais quente do mercado imobiliário.